top of page
719f1cbc-471d-46f8-a24c-0354d79cb63b.jpg

Duplicação da Avenida Allan Kardec em Cianorte e o Parque Cinturão Verde

A Prefeitura de Cianorte abriu consulta pública para duplicação da Avenida Allan Kardec, na região da UEM Cianorte.

A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano abriu consulta pública sobre o projeto de duplicação da Avenida Allan Kardec, trecho entre a Rua Dom Pedro II e Avenida Genei Uehara, num total de 783 metros. A obra tem como objetivo facilitar a ligação entre a Zona 01 e o Jardim Universidade.


Conforme o documento, disponível na Edição nº 2824/2024 do Órgão Oficial do Município, com acesso direto pelo link :

https://cianorte.pr.gov.br/uploads/diarioOficial/2824.pdf, o empreendimento contará com canteiro central em todo o trecho, duas pistas pavimentadas, passeios públicos e ciclovia.


Os munícipes que queiram apresentar sugestão de alteração do projeto deverão registrá-la no Setor de Protocolo, localizado no piso térreo do Paço Municipal, com atendimento de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 17h, ou enviar e-mail para o endereço desenvolvimento@cianorte.pr.gov.br. O prazo termina em 15 de maio.


Por envolver parte do Parque Cinturão Verde um EIA-RIMA (Estudo de Impacto Ambiental e Relatório de Impactos ao Meio Ambiente) deve ser feito para identificar e prevenir Impactos Ambientais na Unidade de Conservação, fauna, flora, solos e hidrografia a fim de reduzir danos como efeito de borda, novas erosões ou multas ambientais, pois o Cinturão Verde acaba de fazer 24 anos e é Unidade de Conservação de Proteção Integral.


Situação semelhante já aconteceu na Av Makio Sato e para corrigir qualquer falha ou evitar qualquer erro, o processo de licenciamento ambiental deverá ser mais rigoroso que o primeiro, ainda mais em ano eleitoral.


E, apesar de boa fé, órgãos municipais e estaduais precisam e certamente vão seguir com os trâmites legais, para efetivar a obra que dará melhor fluxo a nossa cidade e também proteger nosso patrimônio, o Parque Cinturão Verde.


Destaco ainda que, se a obra for realmente necessária, considerando 783 metro lineares, mas as margens de uns 5 metros (?), teremos uma área de quase 4 mil metros quadrados de floresta "impactada"...


Assim, uma compensação pelo dobro da área afetada (8 mil metros quadrados) será útil para evitar imbróglios jurídicos ou ambientais e ainda mostratr boa fé na preservação e ampliação do Parque Cinturão Verde.


Já apresentar esta área de 8 mil m² em reserva para anexação ao Cinturão Verde mostra boa fé e preocupação ambiental com o Parque já nos dias seguintes a seu aniversário de 24 anos.


Sugiro também incluir na obra a Duplicação da Av Genei Uehara, trecho do Ceep ao Jardim Universidade. Já são anos que a Avenida está "estrangulada" em uma única pista no treco do CEEP ao Jardim Universidade.


Parabéns Prefeitura por abrir diálogo com a população e aceitar sugestões.


Certamente uma escuta ativa pode trazer muitas melhorias ao desenvolvimento da Nossa Cianorte.


@profsta #profsta

sinveste.png
397989240_770491408422891_2129723969757898456_n.jpg
moeda-dinheiro.png

* As matérias e artigos aqui postados não refletem necessariamente a opinião deste veículo de notícias. Sendo de responsabilidade exclusiva de seus autores. 

bottom of page