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Deputados de São Paulo vão a Justiça para Proibir Chat GPT nas Aulas do Estado

Parlamentares de São Paulo entraram com um pedido de investigação na Promotoria de Educação do Ministério Público de São Paulo para apurar o uso do ChatGPT para a produção de material didático para alunos do ensino público paulista.



A notícia de fato (que busca dar publicidade à ação) é assinada pela deputada federal Sâmia Bomfim (SP), a deputada estadual Monica Seixas e a vereadora Luana Alves. Na peça, citam que o governo Tarcísio de Freitas (Republicanos) enviou um documento a professores contendo orientações para a produção do material do 3º bimestre de 2024.


O ChatGPT seria utilizado para elaborar a “primeira versão da aula com base nos temas pré-definidos e referências concedidas pela secretaria”, de modo que os professores seriam “responsáveis por editar o material e encaminhar para uma equipe interna da secretaria, que fará a revisão final de aspectos linguísticos e formatação”.


Os docentes irão revisar todo o material produzido pela tecnologia de Inteligência Artificial. Mas especialistas alertam que não existe regulamentação do uso da ferramenta em território brasileiro.


Os parlamentares paulistas alertam que o ChatGPT é um modelo de linguagem treinado com base em grandes volumes de dados (isto é, grandes conjuntos de dados textuais da internet), que “acaba por refletir e amplificar preconceitos existentes nas redes – tal qual fake news, conteúdos que negam o Holocausto, relativizam o racismo contra pessoas negras e migrantes, e pregam a violência contra minorias”.


Usar o chat GPT para criar materiais didáticos ao invés da experiência e sabedoria dos Professores especialistas é um perigo, pois além de ser um "criador" de conteúdos que resume tudo o que há na internet, o chat GPT não tem garantias de expor apenas as verdades ou teorias científicas consolidadas. O risco de disseminar falsas informações ou informações contraditórias, mesmo com revisões de outros setores, é esvaziar e automatizar a apropriação, produção e reprodução dos saberes.


Educação é investimento social de alta importância e não pode ser mecanizada, ainda mais sem garantias de qualidade.


@profsta #profsta

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