top of page
719f1cbc-471d-46f8-a24c-0354d79cb63b.jpg

Cianorte: O que será o amanhã? Expectativas de nossos jovens...

A partir de informações que durante 30 dias colhemos, foi possível afirmar que estamos diante de um grupo de jovens heterogêneo em nossa cidade. Os jovens ouvidos equilibram descrença no futuro com confiança em dias melhores para si. Entretanto, divergem nos meios para alcançar essas melhoras. Pensam em política, mas a atuação ainda é tímida.



O ano eleitoral de 2024, suscitou narrativas de descrença com o sistema político.


Em nosso levantamento, menos da metade dos jovens se interessa pelo tema da política, ainda que o julgue importante.


Embora se reconheçam num contexto democrático, os jovens cianortenses não se sentem representados por pessoas ou instituições. Embora citem outras formas de organização como possibilidades de ação, poucos afirmam participar de movimentos nesse sentido.


As mobilizações sociais e políticas que marcaram o ano de 2022 também não pareceram representar uma forma de manifestação política ou de exercício da cidadania na qual eles se reconheçam.


De modo geral, houve silêncio ou desdém em torno das possibilidades e razões dos eventos políticos de 2022, quando do confronto entre a direita e esquerda na disputa presidencial.


O cenário político, econômico e social do país, bem como de Cianorte os desagrada, mas há uma aparente passividade em relação ao tema e uma evidente desesperança.