top of page

Vírus no CMEI Dona Flôr era o COXSACKIEVÍRUS segundo informa saúde de Cianorte

Foto do escritor: Marcio NolascoMarcio Nolasco

Após 4 semanas de espera, entramos em contato com a Secretaria de Saúde de Cianorte para saber qual o resultado dos exames que foram realizados fora do município para identificação do tipo de vírus que causou um surto no CMEI Dona Flôr e mais 4 uindades de ensino em Cianorte, segundo informou a Secretária de Educação para CBN em reportagem com áudio e texto, os exames iriam estar prontos em 10 dias.


CBN:


O número de alunos e servidores infectados com o vírus assustou o município de Cianorte.


Desde a semana passada o Cmei Dona Flor identificou casos de lesões de peles, explica a secretária de Educação de Cianorte, Jakeline Plácido Marcon.

Depois do feriado, 90 alunos e mais 24 servidores tiveram diagnóstico para o vírus e as aulas no Cmei com 250 alunos foram suspensas para desinfecção da instituição.

Segundo a secretária, outras quatro instituições de ensino para crianças tiveram registros de casos.

Descartadas as suspeitas de escabiose (sarna), o exame que vai determinar que vírus é esse, só deve sair em 10 dias, explica.

De acordo com a secretária, a doença é transmissível, mas não é perigosa. É comum em crianças. O incômodo fica por causa das lesões na pele.

A orientação é que se algum aluno ou servidor identificar os sintomas de vermelhidão na pele, busque a UPA ou UBSs. As aulas no Cmei Dona Flor em Cianorte deve retornar apenas na quinta-feira (23). ouça o áudio aqui


Nossa equipe em 15/12/23 entou em contato por e-mail com a Secretaria de Saúde, que nos informou que no mesmo dia 15/12 tinham recebido os resultados dos exames e foi dado com indentificado e confirmado que o vírus que causou o surto no CMEI Dona Flôr, trata-se do COXSACKIEVÍRUS.


Contato com a Sáude: 15/12/23

Retorno: 15/12/23


Com o retorno da Secretaria de Saúde, agora as famílias das crianças acometidas pelo vírus, podem ficar mais tranquilizadas, pois não se trata de algo gravíssimo e teve controle necessário e ágil pelas autoridades de saúde local.


Da mesma forma, temos certeza que em breve a Prefeitura e de Cianorte, a Secretaria de Educação e a Secretaria de Saúde, irão publicar nota oficial sobre o resultado destas análies e exames realizados, assim informando a população com total transparência para conforto e esclarecimento a sociedade.


Sobre este Vírus:



Vírus de Coxsackie ou Coxsackievirus é parte da família dos enterovirus (que inclui também ecoviroses, poliomielite, e vírus da hepatite A). Podem infectar pele, unhas, olhos, vias respiratórias, coração, garganta, bexiga, pâncreas, fígado, cérebro ou meninges. Infectam principalmente recém-nascidos.


Como se pega Coxsackie?

A transmissão ocorre através do contato direto ou indireto com fezes de pessoas contaminadas, por meio das gotículas espalhadas por tosse/espirros/saliva no ambiente e/ou objetos de uso compartilhado ou pelo consumo de alimentos contaminados ou mal cozidos. Outra forma de contágio é o contato direto com as lesões.




Comments


sinveste.png

Nota do editor: os textos, fotos, vídeos, tabelas e outros materiais iconográficos publicados nos espaços “colunas” não refletem necessariamente o pensamento do bisbilhoteiro.com.br, sendo de total responsabilidade do(s) autor(es) as informações, juízos de valor e conceitos divulgados.