top of page
236a7e59341bcfaf7ecf8bd6ba51d866.gif
eee.png

Trump explora tensão com Europa ao lado de premiê da Irlanda em dia de celebração

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, reúne-se nesta quarta-feira (12) com o primeiro-ministro da Irlanda, Micheál Martin, para um encontro anual entre as autoridades por ocasião do Dia de São Patrício, celebrado na segunda-feira (17).

 

O dia, que era para ser leve, já foi marcado por pequenas tensões. Na primeira parte da agenda, durante um encontro bilateral na Casa Branca, Trump defendeu as tarifas impostas à União Europeia, bloco do qual a Irlanda faz parte, e abordou o déficit com o país, dizendo que os irlandeses estão no grupo dos que "se aproveitam dos EUA".


Martin é o oitavo líder estrangeiro recebido na Casa Branca por Trump em seu segundo mandato - e também o primeiro a visitar o republicano depois da tensa reunião com o presidente da Ucrânia, Volodimir Zelenski, no último dia 28.


A recepção pelo Dia de São Patrício, comemorado na próxima segunda-feira (17) em homenagem ao padroeiro da Irlanda, tornou-se uma tradição nos EUA a partir de 1953, no governo Dwight Eisenhower. Centenas de pessoas participaram da celebração neste ano. Depois da reunião, os líderes foram ao Congresso participar de um almoço e, no início da noite, Martin deve voltar à Casa Branca para uma nova recepção.

Por isso, a expectativa do dia era que os encontros fossem marcados pela tranquilidade. Trump, porém, embora não tenha usado nem de longe o mesmo tom agressivo que adotou com Zelenski, cutucou o irlandês.


"Nós realmente temos um déficit enorme com a Irlanda porque eles foram espertos. Eles tiraram nossas empresas farmacêuticas de presidentes que não sabiam o que estavam fazendo. E é uma pena que isso tenha acontecido", afirmou o americano.


Como aconteceu com ucraniano, Trump deixou o encontro, que durou cerca de 35 minutos, aberto à imprensa. Na ocasião, ainda culpou governos anteriores por terem permitido a saída de empresas dos EUA, atraídas por taxas favoráveis dos irlandeses.


"Quando as empresas farmacêuticas começaram a ir para a Irlanda, eu teria dito que tudo bem se você quiser ir para a Irlanda, acho isso ótimo, mas se você quiser vender algo nos EUA, vou colocar uma tarifa de 200% em você, então você nunca vai conseguir vender nada nos EUA", disse. "Tenho grande respeito pela Irlanda e pelo que fizeram. E eles deveriam ter feito exatamente o que fizeram, mas os EUA não deveriam ter permitido que isso acontecesse."


Trump também afirmou que a União Europeia abusa dos EUA e que ele não permitirá que isso aconteça, dizendo que deve responder a tarifas retaliatórias do bloco.


A economia da Irlanda é fortemente dependente da relação com os EUA e será afetada pelas tarifas impostas por Trump à União Europeia, da qual o país faz parte. Em 2024, a Irlanda exportou cerca de US$ 78 bilhões aos americanos, enquanto importou US$ 22 bilhões em bens.


Antes de conversar com o presidente americano, o premiê irlandês foi recebido em um café da manhã com o vice-presidente J. D. Vance.


Commentaires


WhatsApp Image 2024-12-11 at 15.32.31.jpeg

Nota do editor: os textos, fotos, vídeos, tabelas e outros materiais iconográficos publicados nos espaços “colunas” não refletem necessariamente o pensamento do bisbilhoteiro.com.br, sendo de total responsabilidade do(s) autor(es) as informações, juízos de valor e conceitos divulgados.

* As matérias e artigos aqui postados não refletem necessariamente a opinião deste veículo de notícias. Sendo de responsabilidade exclusiva de seus autores. 

Portal Bisbilhoteiro Cianorte
novo-logotipo-uol-removebg-preview.png
Selo qualidade portal bisbilhoteiro

Receba nossas atualizações

Obrigado pelo envio!

Bisbi Notícias: Rua Constituição 318, Zona 1 - Cianorte PR - (44) 99721 1092

© 2020 - 2025 por bisbinoticias.com.br - Todos os direitos reservados. Site afiliado do Portal Universo Online UOL

 Este Site de é protegido por Direitos Autorais, sendo vedada a reprodução, distribuição ou comercialização de qualquer material ou conteúdo dele obtido, sem a prévia e expressa autorização de seus  criadores e ou colunistas.

bottom of page