Por: Ana Floripes - Professora
Crianças, jovens e adultos com TEA - Transtorno do Espectro Autista, não são prioridades nos discursos de Candidatos à eleição, porquê, por que eles não votam?
Já respondendo a pergunta acima, eles votam sim e tem muitas habilidades especiais, temos autistas até como mestres e PHDs em suas áreas de atuação profissional.
O Sr. Valdecir, pai do Hayslon Miguel Valim de Oliveira, 16 anos, com indicativos de transtorno do espectro autista (TEA), desaparecido desde a data de 23/10/2021, esteve em nosso colégio hoje (26) pela manhã.
Ele foi nos dizer que tem fé em Deus que encontrará o filho dele, vivo.
Foto: Sr. Valdecir procurando pistas por onde poderia ter passado o seu filho.
Ademais, solicitou para participar conosco da luta em apoio às pessoas no espectro autista e de seus familiares. Disse também que não entende nada sobre o autismo, mas agora sabe identificar e falar sobre os comportamentos de seu filho e todo o sofrimento que envolve o quadro quando não há o tratamento adequado.
Hayslon Miguel está matriculado no Colégio Estadual Igléa Grollmann, na turma do nono ano. Passou por várias escolas. Desde sempre precisou de apoio. Esteve invisível devido sua condição econômica e à falta de acompanhamento de equipe multidisciplinar. Talvez conseguiria um diagnóstico tardio... Todavia, se fosse hoje, não teria o acompanhamento adequado da área da saúde por causa da falta de profissionais (após o diagnóstico).
Diante da situação, questiono: quais os planejamentos das esferas federal, estadual e municipal para tirarem os "Hayslons" da invisibilidade? São MUITOS... Perdemos alguns para o suicídio, outros para a depressão, outros ainda para o transtorno de ansiedade e até para o desaparecimento...
Vocês têm ouvido esse assunto nas visitas dos representantes ou candidatos às eleições 2022 nas empresas? Talvez algum deles depois que ler esta matéria, irá "lembrar" destes cidadãos com TEA e suas famílias, vamos prestar atenção!
TEA - ESTÁ OU NÃO NA BOCA DOS CANDIDATOS NESSA CAMPANHA ELEITORAL, ELES SÃO OU NÃO PRIORIDADES?
#Lutamos pela implantação e implementação de um Centro de Referência em Autismo e outras deficiências no município de Cianorte-PR. Quem sabe, até as próximas eleições estaduais e federal, e também nas próximas eleições municipais, algum candidato(a), lembre-se dos cidadãos brasileiros(as) que sofrem com TEA e suas famílias.
Melhor os candidatos(as) nessa campanha, pararem de ser hipócritas e deixarem de falar o nome de Deus em vão, pra lá e pra cá, onde discursam mentiras, e sim, tentarem talvez com um mínimo de esforço possível, seguirem as suas palavras e escrituras...
HAYSLON, PRESENTE!
Obs.: poderia ser um de nossos filhos, mas é o filho do Sr. Valdecir...
Comentários