top of page
2-1600x500px (5).jpg
Foto do escritorPaulo Antonio Tertulino

Sutiã deixará de ser exclusividade das mulheres. Agora a peça é recomendada para as vacas

Por Paulo Tertulino - Blogueiro


Pois é. Para aumentar a produtividade de leite das mimosas, uma fazenda em Minas Gerais passou a colocar sutiãs nas vacas. A peça deixou de ser exclusividade das mulheres. O objetivo é evitar que haja inflamação do úberes provocado por moscas e outros bichos.


Os bezerrinhos não mamam mais nas tetas. O leite é coletado e colocado em recipientes especiais com uma mangueirinha simulando uma teta. A experiência está funcionando.


Já surgiu até indústria para fabricar sutiãs para vacas nos tamanhos P, M, G e GG. É novidade no Brasil, mas não na Europa. O uso da peça foi copiado de lá.


A Fazenda Zuniga, propriedade localizada na cidade de Serranos, região sul de Minas Gerais. Por lá, as mimosas lactantes do rebanho usam e aprovam a peça. O sutiã já faz parte das vacas lactantes da Zuniga desde o ano passado, quando Eveline Zuniga, médica veterinária e filha do proprietário da fazenda, Carlos Zuniga, visitou um rebanho leiteiro na Islândia, país localizado na Europa. Lá, ela percebeu que os animais usavam um tipo de sustentador no úbere.


De acordo com a médica veterinária, o sustentador – ou sutiã para vacas – é um acessório auxiliar para animais que possuem frouxidão no ligamento do úbere ou que apresentam edemas pós-parto, problemas bastante frequentes no rebanho leiteiro. Em outros casos, pode prevenir acidentes e até prolongar a vida das vacas. Com informações do Globo Rural


Comentarios


sinveste.png
454570806_893951759429063_5834330504825761797_n.jpg

Nota do editor: os textos, fotos, vídeos, tabelas e outros materiais iconográficos publicados nos espaços “colunas” não refletem necessariamente o pensamento do bisbilhoteiro.com.br, sendo de total responsabilidade do(s) autor(es) as informações, juízos de valor e conceitos divulgados.