Por Paulo Tertulino - Blogueiro
Não é de hoje que se fala sobre o 5G, a nova tecnologia que promete revolucionar a internet. E ela está chegando ao Brasil, mas não se aninem: o 5G vai demorar para abranger todo o território nacional.
Se o cronograma estabelecido pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) for cumprido, conforme está no edital do leilão, a quinta geração de internet só estará na totalidade dos municípios em dezembro de 2019. Até lá o longo caminho terá de ser percorrido sem percalços.
O calendário para a implantação do novo sistema é detalhado e complexo. A Anatel definiu que o 5G deve funcionar nas 26 capitais do Brasil e no Distrito Federal em julho de 2022, mas isso não significa que essas cidades oferecerão a frequência em todos os bairros. Isso porque a proposta de edital do 5G prevê a instalação de poucas estações rádio base (ERB), que são as antenas. Desse modo, o sinal da internet móvel de quinta geração ficaria restrito a uma pequena área das capitais, não cobrindo toda a área dos municípios.
O 5G vai exigir muitas antenas para entregar todo o seu potencial e será preciso construir a infraestrutura de fibra óptica para o transporte de dados. A instalação dos equipamentos deve ocorrer gradualmente de acordo com a estratégia de cada operadora.
O G1.com publicou o calendário detalhado do cronograma a ser obedecido pelas operadoras que vencerem os lotes do leilão da Anatel.
Comments