SEXISMO!
- Redação Bisbilhoteiro
- 8 de nov. de 2022
- 1 min de leitura
Por: Fernanda Spagolla - Colunista TPD News

O sexismo é um tema de grande discussão em nossa sociedade, de modo especial nos círculos acadêmicos e nos espaços laborais. Torna-se mais visíveis pelas vítimas desse modo de pensar. Fato é, aqueles que pertencem ao grupo majoritário tendem a desconsiderar a relevância da discussão do tema.
Por sexismo entende-se: “Preconceitos e discriminação que se baseiam no sexo” (Dicionário Michaelis). O Sexismo enquanto “ideologia” sustenta-se em uma relação desproporcional de poder, onde apresenta representações distorcidas a respeito do próximo, de modo a rebaixar o outro, desqualificar em razão do sexo.
Infelizmente, em nosso contexto social há grandes práticas de discriminação e preconceito sexista, inferiorizando o sexo oposto. Importante destacar, que todos podem ser autores dessa prática, não sendo algo exclusivo na relação dos homens para com as mulheres.
De modo prático, quais as práticas mais evidentes de sexismo hoje? É possível encontrar com frequência nos processos de admissão, práticas de promoção/efetivação de funções em empresas, determinadas profissões pré-estabelecidas. Ainda é possível encontrar no tratamento dentro dos diferentes ambientes, como: hostilidade, antipatia ou indiferença para com o próximo. Nesse sentido, o sexismo gera piadas desnecessárias e humilhantes e inclusive práticas criminosas, por exemplo: os diferentes tipos de assédio e violência.
Desse modo, como superar o sexismo? A regra é a grande máxima da vida, “Ame o seu próximo como a ti mesmo”, tenha empatia e compaixão pelo próximo.
Comentários