top of page
719f1cbc-471d-46f8-a24c-0354d79cb63b.jpg

Real digital vem aí! Banco Central prepara versão virtual da moeda brasileira para 2022

Por Paulo Tertulino - Blogueiro


Pagar contas, fazer compras e concluir transações financeiras em tempo real sem precisar tocar em uma nota de dinheiro físico já é realidade para os brasileiros após a chegada do Pix. Mas o Banco Central, criador do sistema de pagamentos instantâneos, não quer parar por aí e prepara o lançamento do real digital para ampliar ainda mais os meios financeiros digitais no país.


Para isso, o BC já lançou um laboratório para estudar as possibilidades de uso e de execução de projetos com a versão virtual da moeda brasileira. Segundo informações do Estadão, o início da fase de testes com grupos específicos está previsto para ocorrer até o fim de 2022.


Esses testes guiarão a criação da moeda, mas algumas diretrizes já estão encaminhadas. Ela provavelmente usará a tecnologia blockchain, a mesma do bitcoin, por exemplo. Mas, diferente da criptomoeda mais famosa do mundo, o ativo será uma CBDC (Moeda Digital do Banco Central, da sigla em inglês) - ou seja, controlada pela instituição.


Além disso, o real digital será idêntico ao físico, inclusive no valor, e poderá ser armazenado em carteiras digitais de instituições financeiras. Ao contrário do que acontece com o Pix e outras transferências eletrônicas, ele permitirá a movimentação de reais que existem apenas no meio virtual. Com informações do portal Seu Dinheiro