Por Paulo Tertulino - Blogueiro
O polêmico projeto da reforma da Previdência Municipal de Cianorte saiu da gaveta mais uma vez. Desta vez para discussão com lideranças sindicais ligadas a servidores municipais.
Por convite do presidente da comissão especial que analisa o assunto, vereador Afonso Lima, o objetivo foi expor a proposta encaminhada pelo Poder Executivo e acolher sugestões de mudanças no texto original.
Por dezenas de grupos setorizados e privados, os servidores já se manifestaram contra o projeto. No entender deles se o projeto for aprovado como está vai onerar aposentados e pensionistas com o reajuste no percentual de contribuição previdenciária à Caixa de Aposentadorias e Pensões para quem ganha acima de um salário mínimo.
Fato é que o problema não é de agora. Vem de anos, mas querer resolver numa tacada só com os servidores pagando a conta não dá, né?
A dívida da Caixa de Aposentadorias e Pensões é impagável. Só não está pior por que a Caixa vem dilapidando o patrimônio da entidade vendendo seguidamente dezenas de imóveis da entidade, que na verdade são dos servidores.
Por isto o funcionalismo exigem audiência externa e independente nas contas da Capseci desde sua criação. Entende ainda que o reajuste no percentual de contribuição previdenciária é injusta principalmente para quem ganha menos de proventos.
Um pepino e tanto para os vereadores resolverem. O voto nisto pode colocar fim ao sonho de eventual reeleição. Ou garantir mais um mandato. A batata quente está nas mãos de cada um.
O prefeitão já tem mais 2,7 mil cabos eleitorais. Contra ele! Agora é com os vereadores.
Comments