Projeto de extensão da UENP atende pacientes diabéticos de Bandeirantes e Itambaracá
- Redação Bisbilhoteiro
- 8 de set. de 2023
- 1 min de leitura
O projeto de extensão “Promoção de Saúde ao Paciente Diabético”, do curso de Enfermagem da Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP), atenderá cerca de 300 pacientes com diabetes de Bandeirantes e Itambaracá a partir de setembro. A ação teve início nesta semana na Unidade de Saúde Básica União, no centro de Bandeirantes, com atividades para idosos como verificação de pressão arterial, glicemia capilar (teste de diabetes) e atividade física.

A equipe multiprofissional responsável pelo projeto realizou uma roda de conversa sobre alimentação saudável, com orientações para prevenção e controle de hipertensão (pressão alta) e diabetes. Todas as ações do projeto acontecerão através de uma parceria entre a UENP e as secretarias de Saúde e de Ação Social dos municípios. As próximas ações ocorrerão na Unidade de Saúde Invernada, em Bandeirantes, e na UBS de Itambaracá.
Com o objetivo de desenvolver ações voltadas à conscientização e à promoção da saúde de pacientes diabéticos, o projeto entregará uma caderneta para que os idosos façam anotações da glicemia, da pressão e da medicação. “Dessa maneira, conseguiremos acompanhar os pacientes diabéticos para que eles não tenham complicações em relação a questões de medicação, de glicemia e de hemoglobina glicada”, observa a coordenadora do projeto, Simone Cristina Castanho Sabaini de Melo.
A professora ainda destaca que o projeto fará outros diagnósticos importantes. “A atividade física também é primordial no controle do diabetes. É necessário tomar medicação de forma correta e manter alimentação mais adequada. São questões que envolvem o controle da glicemia e do diabetes, sempre pensando em evitar as complicações”, conclui.
Comments