Procon de Santa Catarina proíbe venda de ossos de boi, mas a prática é permitida
- Paulo Antonio Tertulino
- 8 de out. de 2021
- 1 min de leitura
Por Paulo Tertulino - Blogueiro
Viralizou essa semana a notícia de um açougue em Florianópolis que afixou cartaz informando "Osso R$ 4,00 Kg. Osso é vendido e não dado". Fiscais do Procon de Santa Catarina, segundo reportagem no G1-SC, estiveram no local e o gerente do estabelecimento foi autuado e teve que retirar o cartaz.
Só que a prática é permitida por legislação. Os estabelecimentos que comercializam ossos, segundo a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), devem seguir as Boas Práticas de Manipulação de Alimentos nos termos da RDC 216/2004.
A comercialização também está prevista e, consequentemente autorizada, na Resolução 1 do Departamento de Inspeção de Produtos de Origem Animal (Dipoa) do Ministério da Agricultura.
Para o presidente da Associação dos Frigoríficos Independentes de Santa Catarina (Afisc), Miguel Do Valle, a venda do item deve ser incentivada. Segundo ele, a prática é feita há anos e os itens são usados em pratos tradicionais.
A questão, para o presidente, chamou a atenção porque mais pessoas passaram a procurar pelos ossos, já que a carne teve aumento no preço. "A venda de carne com osso, como um retalho, ou só o osso, sempre foi tradicional na venda de açougues", disse.

Comments