Foi aprovado em sessão extraordinária com regime de urgência nesta tarde de terça(24) pela Câmara de Vereadores de Cianorte os seguintes projetos de lei:
Projeto de Lei nº 67/2023
Projeto de Lei nº 68/2023
Projeto de Lei nº 69/2023

Dentre estes projetos, estava a aprovação para que o Executivo Municipal (Prefeito), tenha autorização para usar verbas da manutenção da pasta de educação para cobrir a folha de pagamento dos servidores municipais. Vejam justificativas a seguir:
Pauta da Sessão:

Vídeo da sessão - extraordinária:
Ofícios:

É de conhecimento de toda a população que esta gestão ficará conhecida como a "gestão das praças", obras estas todas feitas com muito orgulho pelo Prefeito e com recursos próprios, até grafite de 287 mil reais em praça foi feito.
Estamos com a situação das escolas e CMEIs de forma precária como vimos em fala de vereador na sessão da Câmara Municipal, CMEIs sem banheiros suficientes para as crianças e também acompanhamos críticas de mães onde as professoras pedem para que seja levado papel higiênico para os CMEIs, então ficam as perguntas:
1 - Porque se gastou com tantas obras não prioritárias (até praça para cachorro foi feita) e agora por uma questão de necessidade questionável, se tira dinheiro da manutenção da pasta de educação, uma das pastas mais prioritárias para serviços à população e nossos filhos, com objetivo de cobrir folha de pagamento?
2 - Porque as crianças estão sem ar condicionado em salas com 30 a 40 alunos sufocando diariamente, enquanto se gasta com obras não prioritárias e ainda falta recursos para folha de pagamento, que forma de administrar o dinheiro público é essa?
3 - Com essas verbas retiradas da educação, quantos aparelhos de ar condicionado dariam para ser colocados em salas de aulas de CMEIs e Escolas Públicas Municipais para conforto das nossas crianças e filhos(as)? 50, 100, 150?
4 - Outra pergunta que me faz pensar: Se estão remanejando verbas entre as pastas agora, talvez seja bom pensarmos como será em Dezembro com o pagamento do 13º salário dos servidores? Vão pedir mais aditivos, outras sessões em caráter de urgência para a Câmara Municipal?
Quero deixar como cidadão e respaldado no meu direto de questionamento à luz da constituição federal o seguinte comentário - "Já que gostam tanto em Cianorte de fazerem selfs para as redes sociais, os políticos da cidade poderiam ir nas escolas, estas que tiveram agora verbas remanejadas de sua pasta, e tirarem fotos nos seus banheiros sem manutenção, ou juntos com as crianças sem ar condicionado e com suar escorrendo em seus rostos em salas sufocantes, ou ainda tirar fotos da falta de utensílios de higiene e limpeza e postarem de mãos dadas e sorrindo nas suas redes...".
Lembrando também que os problemas nas escolas já poderiam ter recebido quase 1 milhão de reais, se a prioridade não fosse gastar com recurso próprio, quase 1 milhão de reais com reforma e troca de gramado de campo de futebol com dinheiro público. E as crianças nas escolas públicas? O que é mais prioritário?
Vejam só, primeiro a saúde tem redução de horários de atendimento em UBS (diga-se UBS de zona habitacional de população mais garante financeiramente), as promessas de 2 dias para exames não se cumprem e as filas de especialidades estão enormes e muito morosas, agora vem remanejamento de dinheiro da educação de nossos filhos(as) cianortenses (filhos da população mais vulnerável - alunos de escolas particulares não tem esses problemas) para pagar gastos com folha de pagamento, praças e mais praças sendo feitas e sendo entregues por aprendizes de primeira viagem a ser candidato para "alguma coisa" e talvez fazer maioria no próximo time de vereadores para conforto do executivo, gozando sem esforço algum com o povo iludido achando que ta tudo lindo!!
Bom dia Sobre esse artigo que fala sobre o dinheiro da educação, os profissionais que atuam nessa área, estão trabalhando sobrecarregados, falta pessoal, não vão chamar mais Pss nesse ano, estagiários também não, e sobre o concurso que seria necessário pra suprir essas vagas, não tem verba pra fazer o mesmo. Só quem trabalha nessa área, sabe a dificuldade generalizada que estamos vivendo. Um absurdo!! - Leitor de Cianorte.
Para saber mais:- Ouça aqui - Dinheiro da Educação
E ai Cianorte, até quando?
Direito de Resposta a Pedido do Município de Cianorte
Em 30 de outubro de 2023 a prefeitura do Município de Cianorte na assinatura do Prefeito Marco Franzato solicitou DIREITO DE RESPOSTA para esse Portal.
Esta solicitação se deve ao fato de ser utilizado a palavra "Desvio", como segue no áudio linkado nesta matéria:
"Preciso levantar o tom da voz e preciso ser mais contundente, não posso ser conivente com nada errado" (...) " desvio de dinheiro da manutenção das escolas para a folha de pagamento".
O poder executivo do município de Cianorte requisitou direito de resposta que segue:
"Não existiu desvio de dinheiro, visto que o procedimento econômico-financeiro realizado pelo Poder Público Municipal é legítimo e autorizado por lei".
Matéria Atualizada em 03/11/2023 - 17:08hrs.
Sou estudante de outro estado e vi que para cursar UEM em Cianorte precisa ser muito rico, preciso pagar aluguel, não tenho familiares aqui e não consigo que a prefeitura levante a bunda da cadeira pra assinar pra mim! So pra assinar estou meses aguardando... Não posso trabalhar porque os horários não batem com o estágio obrigatório não remunerado, estou de favor e quase desistindo do curso porque preciso me manter! Um total descaso.
Calma Cianorte, se hoje ta ruim em 2053 vai estar lindo
O problema da prefeitura de cianorte é que tem muito cargo de confiança, menosprezam os funcionários concursados para beneficiar os amigos....
O vereador Rodrigo só faltou dizer que a culpa é do Lula por Cianorte não ter dinheiro pra salário de servidor. Foi o Lula que mandou fazer essa tantada de praça também com dinheiro da prefeitura, deve ter sido né! Aí Prefeitão Praça é Nossa!
Só na educação dos pobres corta dinheiro, na de filho de rico de Cianorte não tem isso né prefeitão, nem na sua escola tem.