Prefeito e Presidente do Cicenop - Marco Franzato convoca municípios da região para apresentar dados sobre a FUNDHOSPAR
- Marcio Nolasco
- 16 de jun.
- 3 min de leitura

Em 11 de Junho de 2025, o Presidente do CICENOP - Consórcio Público do Centro Noroeste do Paraná, Marco Franzato, convocou todos os municípios consociados para participarem de uma ASSEMBLEIA GERAL EXTRAORDINÁRIA a ser realizada em, 18/06/25 com as seguintes ordens do dia:
Apresentação relatórios FUNDHOSPAR Cianorte
Possibilidade de aumento de aporte de recursos municipais
Demais pautas a serem incluídas antes do início da Assembleia Geral

Em 24/03/25 o Prefeito de Cianorte - Marco Franzato, decreta a Intervenção da Fundhospar. Passados 2 meses, o TJ PR emite decisão de inconstitucionalidades no decreto 061/2025 do prefeito e decide pela retomada da antiga Diretoria e Conselho Diretor da FUNDHOSPAR, todos destituídos de seus cargos e funções pelo Prefeito de Cianorte e sua Interventora nomeada.
Durante todo esse processo de intervenção, o município alegou problemas de gestão assim também como a população ouviu no plenário da Câmara Municipal de Cianorte o mesmo discurso, por várias sessões (todas gravadas).
Dessa forma surgem algumas perguntas:
Qual será a narrativa que será apresentada nessa Assembleia, que esta tudo lindo e maravilhoso na Santa Casa e um trabalho brilhante foi feito?
Será apresentado os pontos do Decreto 06/2025 que foram considerados ilegais e inconstitucionais e será dito que o problema foi a Justiça, que os impediu de continuar o trabalho espetacular e transformador?
Os municípios consorciados vão se calar quanto às ilegalidades e inconstitucionalidades do Decreto?
Será solicitado mais aporte de verbas dos municípios para a Santa Casa? Más se o problema não era de verbas, então não se teria essa necessidade de mais aportes. Ou o problema era mesmo falta de verbas então! O Município de Cianorte entrou numa "saia justa" e agora irá pedir ajuda aos municípios consorciados?
Será que as verbas não repassadas para FUNDHOSPAR desde outubro/2024, agora representam a origem de toda essa crise e devem ser repostas, como alertado pelos Diretores da Fundação antes da intervenção?
Se o problema não era dinheiro, porque a intervenção pediu recursos para o Governo do Estado do Paraná.
Será que nessa Assembleia o Presidente do CICENOP irá numa tentativa urgente, buscar aportes financeiros com os municípios para pagamento dos médicos e fornecedores que até hoje após a intervenção não receberam por seus serviços - Más o dinheiro já não existia para pagamento dos médicos segundo o Prefeito Marco Franzato ?
Nessa Assembleia teremos a participação de algum representante da Câmara Municipal e vão assinar também ATA de Reunião? Desta vez se estiverem em reunião convocada pelo prefeito, conseguirão repassar o que ouvirão aos demais "colegas" vereadores de forma transparente, "tudo pelo povo"?
Uma sugestão:
O Prefeito de Cianorte e Presidente do CICENOP, poderia convocar também a imprensa, para apresentar os dados e resultados dos 2 meses de intervenção na Santa Casa, assim a imprensa pode retransmitir de modo oficial e transparente as informações para a sociedade cianortense... Este colunista que vós escreve por exemplo, que não obteve retorno da interventora nomeada para Santa Casa, talvez poderia ouvir o prefeito em uma coletiva de imprensa aberta e sem perguntas combinadas...
Nessa SAGA FUNDHOSPAR , a população de Cianorte que não tem plano de saúde particular, nem condições de se tratar no Hospital Sírio Libânes SP - com transferência via aérea, precisa saber sobre a realidade dessa Intervenção sem fantasias políticas, afinal CICENOP, Prefeito e Vereadores, todos trabalham pelo povo e para o povo, e em 2026 estarão nas ruas solicitando votos mais uma vez... tudo pelo povo!!
Commenti