Polícia Federal faz operação na Precisa Medicamentos em cidades paulistas
- Paulo Antonio Tertulino
- 17 de set. de 2021
- 1 min de leitura
Por Paulo Tertulino - Blogueiro
Atendendo pedido da CPI da Covid no Senado, o ministro Dias Toffoli, do Supremo Tribunal Federal (STF) autorizou que a Polícia Federal faça buscas e apreensões na Precisa Medicamentos nas cidades paulistas Barueri e Itapevi.
Os policiais buscam informações relativas ao contrato entre a Precisa Medicamentos e a empresa indiana Bharat Biotech, assim como todos os documentos relacionados a este contrato.
“A CPI buscou de todas as formas obtenção dessas informações junto à empresa e ao Ministério da Saúde, não obtendo êxito. Devido a isso, se fez necessária a utilização deste instrumento judicial”, diz nota assinada pelo presidente da CPI, Omar Aziz (PSD-AM), pelo vice-presidente, Randolfe Rodrigues (Rede-AP), e pelo relator, Renan Calheiros (MDB-AL).
O contrato para a compra da Covaxin, no valor de R$ 1,6 bilhão para a compra de 20 milhões de doses, é investigado pelo Ministério Público Federal, pelo Tribunal de Contas da União e pela Polícia Federal. Embora o dinheiro tenha sido reservado pelo governo federal, o contrato acabou cancelado após a divulgação de suspeitas de irregularidades.
A Precisa Medicamentos emitiu nota oficial criticando a operação, classificando-a como abusiva e anti-democrática. "É inadmissível, num estado que se diz democrático de direito, uma operação como essa de hoje. A empresa entregou todos os documentos à CPI, além de três representantes da empresa terem prestado depoimento à comissão. Francisco Maximiano, por exemplo, prestou depoimento e respondeu a quase 100 perguntas, enviou vídeo com esclarecimentos, termo por escrito registrado em cartório, além de ter sido dispensado de depor por duas vezes pela própria CPI, em 1° de julho e 14 de julho”, diz trecho da nota.

Comentarios