O Deus da provisão
- Christina Faggion Vinholo

- 24 de abr.
- 2 min de leitura
Por Christina Faggion Vinholo, teóloga, especialista em AT e NT.
A vida cristã não é guiada por acaso, tampouco pelas decisões humanas isoladas, mas pela soberana e amorosa vontade de Deus. Desde a eternidade, o Senhor estabeleceu Seus propósitos para cada um dos Seus filhos e, com perfeita fidelidade, Ele mesmo provê tudo o que é necessário para que esses propósitos se cumpram. Ele não abandona o que planejou. Ele não se esquece do que determinou. Ele mesmo sustenta, dirige e supre.

Essa verdade é revelada de forma clara em muitos textos das Escrituras. Um dos mais belos é Romanos 8:28-30, onde Paulo afirma:
“Sabemos que todas as coisas cooperam para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados segundo o seu propósito. Porque os que de antemão conheceu, também os predestinou para serem conformes à imagem de seu Filho… e aos que predestinou, a esses também chamou; e aos que chamou, a esses também justificou; e aos que justificou, a esses também glorificou.”
Aqui vemos uma cadeia inquebrável: o propósito de Deus não falha, e Ele mesmo realiza cada etapa do caminho, até a glorificação final. Aquele que nos chamou também nos sustentará com tudo o que for necessário para que cumpramos o Seu plano.
Isso não significa que teremos tudo o que queremos — e aqui está a grande diferença entre confiar na provisão de Deus e aderir a uma teologia triunfalista. A promessa bíblica não é de sucesso humano, saúde perfeita ou riquezas. A promessa é de provisão fiel, segundo a sabedoria divina, para que sejamos conformados à imagem de Cristo. Filipenses 1:6 nos lembra: “Estou convencido de que aquele que começou boa obra em vocês, vai completá-la até o dia de Cristo Jesus.” Ele provê tudo o que for necessário para a boa obra que Ele começou.
O próprio Jesus nos ensina a descansar na provisão do Pai:
“Portanto, não vos inquieteis, dizendo: Que comeremos? Que beberemos? Ou: Com que nos vestiremos? […] Vosso Pai celeste sabe que necessitais de todas elas. Buscai, pois, em primeiro lugar o seu reino e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas” (Mateus 6:31-33). Deus sabe o que você precisa para cumprir aquilo que Ele mesmo planejou para você. Nem mais, nem menos. A provisão dEle é perfeita.
Portanto, em meio às incertezas da vida, o coração do crente pode descansar. A certeza de que Deus sempre provê aquilo que Ele mesmo determinou em Seu coração para a nossa vida não é uma promessa de facilidade, mas de fidelidade. Ele está conduzindo tudo conforme o conselho da Sua vontade (Efésios 1:11), e nada pode frustrar Seus planos (Jó 42:2). Se Ele determinou, Ele também proverá.
Descanse, então, não na expectativa de um futuro ideal segundo o seu desejo, mas na certeza de que o Deus eterno está comprometido com aquilo que Ele mesmo planejou para você. E nada, absolutamente nada, poderá impedir o cumprimento da Sua boa, perfeita e agradável vontade.
Instagram: @chrisvinholo
E-mail: chrisvinholo@gmail.com















Comentários