Morre o mais longevo jornalista de Maringá: Verdelírio Barbosa
- Paulo Antonio Tertulino
- 14 de out. de 2021
- 1 min de leitura
Por Paulo Tertulino - Blogueiro
Depois de mais um mês internado no Hospital Paraná para tratamento de problemas pulmonares, faleceu na noite desta quarta-feira (13) o jornalista Verdelírio Barbosa, 80 anos.
Na área da Comunicação desde 1961, Verdelírio trabalhou muito tempo também em rádio, apresentou programas noticiosos, foi comentarista e fez muito sucesso na apresentação do programa “Uma noite no México”, em uma época em que a música mexicana fazia grande sucesso no Brasil e o mais famoso cantor-ator mexicano, Miguel Aceves Mejia, fez show em Maringá.
Filho do casal de pioneiros José Firmino Barbosa e Maria Cassiana da Fonseca Barbosa, Verdelírio Aparecido Barbosa nasceu em Potirendaba, na região de São José do Rio Preto, São Paulo, e na década de 1940 morou em Mandaguaçu, mais especificamente na localidade de Guadiana, que na época ainda era afastada da sede do município.
Em 1951 a família mudou-se para Maringá, onde Verde e seus irmãos deram continuidade aos estudos.
O primeiro texto publicado foi uma crítica sobre uma partida de futebol amador e de lá para cá são 60 anos na Comunicação, onde viu nascer e morrer todos os jornais impressos de Maringá, desde os tipográficos, em que os textos eram compostos letra por letra em peças de chumbo, até o Diário do Norte do Paraná com sua impressora de última geração. E trabalhou em praticamente todos eles.
Nos últimos 30 anos, Verdelírio dirigiu o Jornal do Povo, um diário que edita com os filhos Dayani, Danyani e Deny e resiste à onda de fechamento dos jornais impressos. Com informações de Luiz de Carvalho/Maringápost.com.br

Comments