Marco Franzato reúne Diretoras de escolas e CMEIS para tratar se Segurança - Pauta porém atrasada!
- Redação Bisbilhoteiro
- 6 de abr. de 2023
- 3 min de leitura
Por: Marcio Nolasco - Analista de Políticas Públicas
Diante dos últimos acontecimentos que nós brasileiros passamos com atos de invasão em escolas e creches em outras regiões fora dos espaços geográficos de Cianorte, com resultados fatais, levando à morte de alunos e uma professora, espancamentos e ferimentos graves em outros, aqui em Cianorte o Prefeito Marco Franzato em uma ação rápida e eficiente chamou as Diretoras de escolas municipais e CMEIS para um alinhamento sobre Segurança nestas instituições.
Os pais receberam mensagens com um posicionamento de algumas Diretoras em grupos de pais e alunos.
"Em relação aos últimos acontecimentos envolvendo a segurança das instituições, a prefeitura municipal já estava e agora esta ainda mais se organizando para promover segurança continua nas instituições".
Parabenizamos a atitude do Prefeito Marco Franzato pela ação rápida em dar seu posicionamento sobre essas questões da segurança nas escolas e CMEIS e por trazer instruções para as Diretoras destas instituições, assim, por aqui os pais podem estar tranquilizados pois o poder público apresenta cuidado especial em relação à esta pauta que é fundamental para a segurança de nossas crianças, os filhos de Cianorte.
Todavia, sobre essa situação de segurança nas escolas públicas não é de hoje que se vem requerendo atenção das autoridades federais, estaduais e municipais, são muitas conversas e poucas atitudes na prática, à nível Brasil e não só local.

Para saber mais:
PROJETO DE LEI - SEGURANÇA NAS ESCOLAS
Um projeto de lei apresentado em novembro de 2022 torna obrigatória a presença de profissional de segurança na entrada e saída das escolas
O projeto de lei nº 2.775/2022, apresentado em novembro do ano passado no Senado Federal, torna obrigatória a presença de um profissional de segurança “treinado e qualificado” em ambiente escolar.
O senador Mecias de Jesus (Republicanos-RR) apresentou o PL, que inclui a medida nas diretrizes e bases da educação nacional.
Segundo a proposta, o segurança atuaria no controle de entrada e saída, “com métodos adequados para agir preventivamente e evitar possíveis ameaças à segurança escolar”.
O PL está aguardando despacho desde o dia 11 de novembro do ano passado, quando foi apresentado.
Na manhã desta quarta-feira (05), um homem de 25 anos invadiu uma creche em Blumenau (SC) e matou quatro crianças com uma machadinha e feriu mais 7 alunos.
Uma outra proposta que trata de maior segurança nas escolas é o projeto do deputado federal Roberto Duarte (Republicanos-AC) que determina a instalação de detector de metais nas portas dos colégios e autoriza revista em alunos e pertences.
O projeto de Duarte foi apresentado na última segunda-feira (3/4), na Câmara dos Deputados.

INDICAÇÃO EM CIANORTE - 2023
Ainda em se tratando se segurança nas escolas, o Vereador Edvaldo - Câmara Municipal de Cianorte, vez uma indicação de Projeto de Lei com o mesmo objetivo de instalação de detectores de metais nas instituições de ensino municipal.

No último dia 27 de março, um aluno de 13 anos matou a facadas uma professora de 71 anos, na Zona Oeste de São Paulo. Após o ataque, a docente Elisabete Tenreiro teve uma parada cardíaca e morreu. Outras quatro pessoas ficaram feridas.

INDIÇÃO DE 2019 - POR ENTÃO VERADOR EM EXERCÍCIO EM CIANORTE
No ano de 2019, quanto então Vereador em exercício, Vitor Hugo Davanço encaminhou a seguinte indicação ao executivo municipal.

Vejam que vereadores do atual legislativo assim como de gestão passada, o Prefeito atual Marco Franzato, os parlamentares em Brasília e toda a sociedade reivindica soluções para a garantia da segurança de nossos filhos nas escolas e instituições de ensino publico. Essa pauta não é do momento atual, já vem sendo debatida à anos, e já esta se tornando um problema social-político crônico.
Está no momento, já passando demasiadamente da hora, pois crianças e professores estão perdendo suas vidas em locais onde deveriam estar ensinado e aprendendo lições educacionais para um futuro promissor, cidadania e integração social.
Esperamos atentamente e acompanhando os trabalhos que devem ser feitos na PRÁTICA e não somente em diálogos e debates apenas de cunho político, pois a cada hora que passa algum individuo fora de sua sanidade mental pode invadir sem aviso prévio e na total surpresa mais uma escola, ainda que, desejamos com todas as graças divinas que não seja em nossa cidade e querida Cianorte ou qualquer outra do planeta, e este cause mais tragédias como vimos essa última em Blumenau (SC), aliás, este que vos escreve estudou em escola municipal (escola municipal Julia Lopes de Almeida) em seus primeiros anos do ensino fundamental do 1º ao 6º ano em Blumenau (anos 70).
Esta na hora de menos conversas e mais atitudes!!! ou se faz segurança ou mais alunos e professores poderão ficar sem suas vidas. Marcio Nolasco - BNews
Comments