No último sábado, 29/06, o Instituto ODS realizou o lançamento da Certificação ODS 2024 (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável), no Centro de Ação Cultural, em Maringá, com a participação de representantes do setor público, entidades da sociedade civil sem fins lucrativos e organizações empresariais.

O evento que trouxe a Porta-voz do ODS da ONU, a jornalista, economista e Miss Brasil, Mia Mamede, teve como apoiadores: o IPPLAM – INSTITUTO DE PESQUISA E PLANEJAMENTO DE MARINGÁ, a PREFEITURA MUNICIPAL DE MARINGÁ, a UEM - UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MARINGÁ, a EVOA Aceleradora e o PTI – PARQUE TECNOLÓGICO DE ITAIPU.
Na mesa de abertura, houve consenso entre os presentes sobre a importância dos ODS para o desenvolvimento sustentável e a necessária participação da população para conter as mudanças climáticas. Além da Porta-voz dos ODS, Mia Mamede, discursaram: a Profª. Dra. Gisele Mendes (Vice-Reitora da UEM), Fernando Trujillo (Presidente do Instituto ODS), Bruna Barroca (Diretora Presidente do IPPLAM), Angela Tischner (Parque Tecnológico de Itaipu), Patrick Trigueiro (Evoa Aceleradora) e Prof. Luis Felipe Kuhl (UniCuritiba). Também foram entregues troféus Pioneirismo nos ODS para a UEM e para a Prefeitura de Maringá.

As próximas etapas para a certificação ODS englobam: implantação dos ODS, as mentorias e a auditoria das ações realizadas pelas organizações participantes. Após as auditorias serão realizadas as classificações e posterior entrega dos selos nas categorias bronze, prata e ouro, as quais atestam a certificação, de acordo com os ODS alcançados pelas organizações. Destaca-se que o Programa Certificação ODS aplicado pelo Instituto ODS está presente em 17 estados brasileiros.
Comments