Em meio às comemorações dos 50 anos da Itaipu Binacional, uma série de novidades impactam na redução da tarifa de energia paga pelo consumidor brasileiro. Quem garante é a diretoria brasileira da hidrelétrica em entrevista exclusiva a jornalistas, durante visita técnica a convite da usina.
Diretor financeiro executivo da Itaipu, André Pepitone
Em fevereiro do ano passado, foi quitada a dívida para a construção da usina. Isso significa que a tarifa hoje praticada permite que a empresa execute investimentos ambientais e sociais e possibilita que o preço pago pelo consumidor seja abaixo da média nacional. Para o diretor financeiro executivo da Itaipu, André Pepitone, a usina vive um momento histórico.
Outra novidade é um acordo que prevê as bases financeiras e de prestação dos serviços da usina para o Brasil e o Paraguai, que foi anunciado recentemente pelo Ministério de Minas e Energia. Para o diretor-geral brasileiro da Itaipu, Enio Verri, esse acordo traz benefícios para o consumidor brasileiro, ao não permitir reajustes nos próximos três anos e prever reduções tarifárias a partir de 2027.
No mês de maio, a Itaipu Binacional completou 50 anos de fundação e 40 anos do início da produção. Nas próximas reportagens da série especial em comemoração a esta gigante localizada no Oeste paranaense, na divisa entre Brasil e Paraguai, vamos conhecer os projetos que mostram os caminhos futuros da usina, com fontes alternativas para geração de energia elétrica.
Comentários