top of page
2-1600x500px (5).jpg

Estudantes elaboram projeto relacionado à saúde mental e será apresentado na Assembleia Legislativa

Foto do escritor: Ana Floripes Ana Floripes

Atualizado: 7 de nov. de 2022

Por Ana Floripes Berbert Gentilin - Professora e

Paulo Sérgio Pereira - Blog DCPC (De capital para capital)


Turma terceirão Professor Antonio Graciano Trentin - 2022 e a Professora Wania Carreira Alcântara, de Biologia




“Sua verdade, minha verdade e a verdade real... Assim é a vida até que estas três se encontrem e façam as pazes. O diálogo é o melhor intermediário para unir três verdades em UMA: a Verdadeira!” - Antônio Amâncio



Alunos formandos/2022, do Colégio Estadual Igléa Grollmann, cuja colação do ensino médio se dará no próximo dia 19 de dezembro, em Cianorte, além de fecharem o ciclo estudantil com “chave de ouro”, o farão também, por assim dizer, com “portas de ouro” abertas ao acolhimento humano, por meio de um projeto relacionado à saúde mental para todo o Paraná.


Eles que convivem – normalmente – com um aluno com Transtorno do Espectro Autista (TEA), em sala de aula, durante anos, participaram de cursos de capacitação sob a coordenação da professora de apoio educacional especializado (PAEE) Ana Floripes Berbert Gentilin e os replicaram no espaço escolar. Nesse ano letivo a turma trabalhou para produzir materiais didáticos com a finalidade de serem utilizados no processo de formação dos demais estudantes matriculados no colégio no próximo ano. Também escreveram um projeto de lei (simbólico) que “Institui centros de formação, orientação e atendimento especializado em Transtorno do Espectro Autista (TEA), demais transtornos e deficiências no âmbito do Estado do Paraná”. Para conhecer uma das atividades, clique no link: https://www.bisbinoticias.com.br/post/projeto-identidade-vs-preconceito-col%C3%A9gio-estadual-igl%C3%A9a-grollmann




Equipe de trabalho - liderança


O vereador Pier Petruzziello, de Curitiba, defensor da causa do autismo, comunicou-se com a turma do terceirão por meio de vídeo.



Na sala ao lado dos formandos 2022 tem a turma da segunda série Isaac Newton. Entre os trinta e oito estudantes há quatro matrículas no espectro autista (diagnósticos tardios). É desse grupo que foi escolhido o projeto de lei (simbólico) para participar da programação paranaense “Caravana da Cidadania”, coordenada pelos Três Poderes (Legislativo, Executivo e Judiciário) do Estado. O evento ocorrerá no período de 08/11 a 10/11. Os estudantes selecionados visitarão a Assembleia Legislativa, Palácio Iguaçu, Museu Oscar Niemeyer, Ministério Público e Tribunal de Justiça. O estudante selecionado é Brayan Colanzi, de 16 anos. O seu projeto de lei, apresenta a seguinte ementa: “Estabelece que cada Instituição de Ensino acolha a todos dentro do ambiente escolar seja profissionais da educação ou estudantes para que tenham direito a um estado de saúde mental ou física digna.” O mesmo será discursado aos deputados estaduais, no plenário da Assembleia Legislativa, em Curitiba, no próximo dia 08/11. O Brayan foi orientado pela professora Solange Fontes, de Sociologia.

Do Projeto Identidade vs. Preconceito, do Colégio Estadual Igléa Grollmann

“Se não buscarmos o impossível, acabamos por não realizar o possível” – Leonardo Boff

Essa atividade, faz parte da pauta política-pedagógica, aplicada na referida Instituição de ensino 10 anos. O objetivo é combater o preconceito por meio do conhecimento cientifico e empatia. O conteúdo abordado no texto selecionado tem raiz nas ações realizadas no projeto Identidade vs. Preconceito e tem, como base, a realidade local dos profissionais da educação e alunos daquela comunidade escolar.


Em síntese o texto elaborado pelo estudante Brayan Colanzi tem como súmula e justificativa, o acolhimento de estudantes e profissionais da educação que necessitam de atendimento na área da saúde mental. Se apresentado na Assembleia Legislativa, cujo teor será distribuído via whatsapp, na ocasião, a cada um dos 54 deputados estaduais paranaenses. Assistam a matéria da TV De Bem com a Vida: https://fb.watch/goJNHI-JPv/

Agentes Transformadores Na Sociedade Que Vivem

Entre os 32 finalistas que também se apresentarão na mesma ocasião, a proposta vencedora poderá tramitar na Assembleia Legislativa para se tornar lei no Estado, posto que compreendendo melhor todos assuntos que envolvem a real cidadania, os jovens assumem o papel de agentes transformadores na sociedade que vivem.


Pedido de Socorro

Na ocasião será apresentada a carta de uma jovem de 18 anos: "Eu era uma criança vista como esquisita e estranha, e até hoje, na faculdade, ainda sou. Porém, hoje isso está mudando. Sinto-me renascer após muitos anos de sofrimento e lutas junto com a Professora Ana Floripes Berbert Gentilin, que sempre se esforçou para o reconhecimento das necessidades de crianças e adolescentes com autismo e TDAH". Leia o conteúdo da carta: https://www.bisbinoticias.com.br/post/invisibilidade-social-o-lamento-de-uma-adolescente


Cobrança

"Por fim, espera-se que as esferas federal, estadual e municipal façam a lição de casa, com relação ao projeto de lei federal em tramitação nº 3630/2021 (nº anterior PLS 169/2018), criação de centros de assistência integral ao paciente com TEA no SUS, projeto de lei estadual (Paraná) nº172/2020 em tramitação que dispõe sobre as diretrizes para a implantação de centros de referências e a indicação da Câmara Municipal de Cianorte nº 144/2021 que propõe a implantação de um centro especializado para tratamento e acompanhamento de pessoas com TEA e seus familiares (aguardando as diretrizes federal e estadual). Logo, é de suma importância a necessidade de se colocar em prática no município de Cianorte e região um plano em conjunto com as áreas da educação, saúde e assistência social, com a finalidade de minorar sofrimentos ocasionados pelo TEA, para isso deve-se também cobrar posicionamentos das esferas superiores (procura-se os políticos que passaram recentemente pelos municípios pedindo votos e foram reeleitos)." Texto completo:


Comments


sinveste.png

Nota do editor: os textos, fotos, vídeos, tabelas e outros materiais iconográficos publicados nos espaços “colunas” não refletem necessariamente o pensamento do bisbilhoteiro.com.br, sendo de total responsabilidade do(s) autor(es) as informações, juízos de valor e conceitos divulgados.