top of page

Estudante no espectro autista é apoiado por super-herói na formatura do Ensino Médio

Foto do escritor: Ana Floripes Ana Floripes

Atualizado: 5 de jan. de 2023

Por Ana Floripes Berbert Gentilin - Professora de Apoio Educacional Especializado (PAEE)


Formatura 2022 - imagem: Rd Formaturas&Eventos, Ararauna-PR


Por que o Homem-aranha foi convidado, estrategicamente, na formatura do Ensino Médio, do Colégio Estadual Igléa Grollmann de Cianorte-PR?


Nós sabíamos dos desafios da noite de formatura para Gabriel Lucas Urbano Giannechini, 18 anos, com diagnóstico de Transtorno do Espectro Autista (TEA), entre eles: o local desconhecido e repleto de estímulos (pessoas diferentes de seu convívio social, muitos sons ao mesmo tempo, aplausos, gritos, assovios, trilha sonora, discursos, flashes fotográficos, a própria emoção do momento e o alto nível de ansiedade). Então, teríamos que driblar tudo isso, ao mesmo tempo, para que ele tivesse o prazer de usufruir daquele momento que lhe pertencia, mas sem sofrimento. A sobrecarga sensorial seria o obstáculo devido sua extrema sensibilidade auditiva.


De acordo com Araújo (2011), os quadros de TEA se caracterizam pelos comportamentos repetitivos e restritos, pelos déficits na interação social e na comunicação. Durante o desenvolvimento, com a aquisição de maiores competências, os déficits sociais tendem a ser os mais pronunciados, em situações não estruturadas da vida social, nas quais é exigida compreensão rápida e intuitiva do que está acontecendo, o que vai suceder, em seguida e o que os outros deveriam, poderiam fazer ou dizer. Na vida diária, as pessoas com TEA insistem em um apego à rotina de forma inflexível e encontram dificuldade em tolerar qualquer mudança.


À medida que atingem a adolescência, o uso da linguagem falada em situações sociais, para os indivíduos com TEA, assume uma grande importância. No Ensino Médio e na vida adulta, as interações cotidianas com os colegas giram em torno de rodas de conversa. No entanto, devido às dificuldades pelo pragmatismo do transtorno, adolescentes com TEA, muitas vezes, resistem pela demanda crescente por conversas sociais, aumentando seu risco de isolamento, rejeição de colegas e ansiedade social, que também pode ser resultante do reconhecimento de sua deficiência na habilidade comunicativa e de envolvimento social (BAMBARA LM, et al., 2018; VAN SCHALKWYK GI e VOLKMAR FR, 2017).

Outrossim, apoiar a interação social é uma parte importante do plano educacional. Os alunos com autismo geralmente têm o desejo de interagir com os outros, mas não têm as habilidades para se envolver adequadamente ou podem ficar sobrecarregados com o processo sensorial. Alguns alunos estão dolorosamente cientes de seus déficits sociais e evitam interações, mesmo que desejem, desesperadamente, se conectar com outras pessoas. Outros se envolverão em comportamentos de busca de atenção para se conectar com os outros, até desenvolverem as habilidades necessárias para interagir. Vale ressaltar que crianças com autismo, muitas vezes, buscam contato social, mas não sabem exatamente o que fazer para mantê-los (SILVA, 2012).


Nesse sentido, organizamos a cerimônia de colação de grau pensando também no período em que o Gabriel Lucas pudesse permanecer no ambiente, carregado de estímulos sensoriais, pois seria humanamente impossível mudar a cultura fora da escola, quanto à adaptação que o priorizasse com exclusividade. Durante trinta dias o preparei e descrevi cada momento do cerimonial, dando a ele poder de escolhas. Combinamos que seria o primeira a receber o certificado e depois tudo que viesse seria conquista dele quanto sua autorregulação, mas não queríamos que sofresse e sim, que se sentisse feliz por se tratar de um momento especial. Ele não sabia que o personagem estaria presente naquele recinto. Várias vezes vieram no meu pensamento imagens do ano letivo de 2016 quando se encontrou com o super-herói (hiperfoco). “O hiperfoco é o termo usado para descrever o estado de concentração intensa e sustentada de uma pessoa por uma tarefa ou um conjunto de estímulos específicos, como um estado de absorção completo. Durante o estado de hiperfoco, há uma percepção diminuída de estímulos que não são relevantes para a tarefa (Natalia Orti)”[1].


Em outubro de 2016, Gabriel Lucas, após muito apoio, conseguiu assistir 80% das atividades do projeto Cia Circo Imaginarium, apresentadas no Centro de Eventos Carlos Y. Mori, de Cianorte-PR. Para tanto, o sentamos na primeira fila e foi orientado a não olhar para trás, devido à intensa movimentação de crianças e temíamos crise emocional. Havia mais de setecentas pessoas assistindo ao espetáculo. Os colegas de sala também o apoiaram. Houve uma atividade e o “Homem-Aranha”, seu personagem favorito se apresentou. Ele entrou em êxtase, sorria demonstrando satisfação e leveza. O personagem era ex-aluno do Colégio Estadual Igléa Grollmann e sabendo do apreço do Gabriel Lucas, o atendeu pessoalmente. Seus olhos vibraram de alegria.


Fotos do evento de 2016 no Centro de Eventos Carlos Y. Mori e da apresentação do Gabriel Lucas no Colégio Estadual Igléa Grollmann no ano de 2017


No dia 19 de dezembro de 2022, adentramos o Teatro Cândido Garcia, da Unipar em Cianorte-PR e repetimos o momento. Entramos de mãos dadas e combinamos que ficaria em pé no canto próximo a uma porta e olhando para ele, assim que a ansiedade aumentasse deveria me sinalizar com um sinal de negativo, caso não aguentasse, sairíamos. Dessa vez, ele sentou-se e a sua frente haviam mais de quatrocentas pessoas. O Gabriel Lucas e o “Homem-Aranha” participaram do tempo total da cerimônia de colação de grau, quatro horas.


Formandos 2022 - imagem: Rd Formaturas&Eventos, Ararauna-PR


Não sei mensurar sobre a importância do personagem na vida de Gabriel Lucas, todavia, foi perceptível que em dois momentos distintos de sua vida, que o mesmo lhe proporcionou leveza e ao mesmo tempo, fez com ele se sentisse parte de atividades coletivas, ou seja, de pertencimento a um grupo social. A Educação Inclusiva tem essa autoridade.


Professor Marcos Gaiotto, Gabriel Lucas e Rhadamys Romero - imagem: Rd Formaturas&Eventos, Ararauna-PR


Por fim, momentos emocionantes foram registrados por meio de vídeo. O mesmo foi elaborado por Larissa Guarato e Fernando Lima (Consultoria & Treinamento), meu ex-aluno do Colégio Estadual Cívico-Militar D. Bosco, há 25 anos. Naquele tempo, ele me auxiliava nas atividades do projeto “A corrente do bem”. Novamente atendeu ao chamado e nos presenteou com sua presença e um material valioso. O conteúdo mostra que a Educação Inclusiva, humaniza. O “Homem-Aranha”, Rhadamys Romero, ex-aluno do Colégio Estadual Igléa Grollmann, por dois momentos distintos, 2016 e 2022, foi o responsável por oportunizar uma bela viagem na imaginação de nosso ex-aluno Gabriel Lucas, que nos deixa lições valiosas sobre o processo de educação e desenvolvimento de empatia, respeito e diversidade. Foi desse modo que ele participou de duas grandes atividades coletivas, sem sofrimento. Logo, nossa tarefa foi concluída com sucesso, pelo seguinte motivo: escola, família e saúde de mãos dadas. Essa é a tríade necessária para o desenvolvimento da pessoa com TEA e o Gabriel Lucas teve o suporte durante todos esses anos letivos. Infelizmente, grande parte dos estudantes na condição citada não tem nenhum tipo de suporte especializado e por isso desde o ano de 2018 batalhamos pela implantação de um Centro de Referência em Autismo no município de Cianorte-PR, pois o Centro de Atendimento Psicossocial Infantojuvenil (CAPSi) não tem estrutura para receber a demanda reprimida.



Acessem, entrevistas:


Estudante no Espectro Autista é surpreendido por Super-Herói em formatura do Ensino Médio




Referências


BAMBARA LM, et al. Improving the assertive conversational skills of adolescents with autism spectrum disorder in a natural context. Research in Autism Spectrum Disorders, 2018; 48: 1-16.


SCHWARTZMAN, José Salomão, Ceres Alves de Araújo (org). Transtornos do Espectro do Autismo. São Paulo. Edições Científicas Mennon, 2011.


SILVA, Ana Beatriz B; Mundo singular: entenda o autismo/Ana Beatriz Barbosa Silva, Mayara Bonifácio Gaiato, Leandro Thadeu Reveles. Rio de Janeiro. Objetiva, 2012.




Comments


sinveste.png

Nota do editor: os textos, fotos, vídeos, tabelas e outros materiais iconográficos publicados nos espaços “colunas” não refletem necessariamente o pensamento do bisbilhoteiro.com.br, sendo de total responsabilidade do(s) autor(es) as informações, juízos de valor e conceitos divulgados.