Escócia na Copa; festa garantida .
- Walber Guimarães Junior

- 2 de jun.
- 2 min de leitura
Depois de 28 anos, a Escócia está de volta para a grande festa do futebol, pela primeira vez neste século, e chega fortalecido por uma empolgante campanha nas eliminatórias que deixou a torcida em estado de euforia.

A partida decisiva foi épica, com um 4 a 2 contra a Dinamarca, em jogo cheio de emoções que mostrou que a “tarty army” está pronta para o mundial.
O técnico Steve Clarke, tratado como herói nacional, tem tudo a ver com a transformação da seleção que, de um time com fama de amarelar nas decisões, em uma equipe sólida, resiliente e fisicamente imponente. O grande mérito é que a equipe não se entrega, como no jogo decisivo contra a Dinamarca, com dois gols nos acréscimos.
Dentro de campo, a seleção escocesa também traz boas novidades como meia Scott McTominay, atleta do Napoli, que incorpora o espírito da nova equipe e vem credenciado como um dos melhores meias de infiltração da Europa, inclusive com uma pintura de gol de bicicleta na classificação.
O sorteio recolocou o Brasil no caminho escocês, assim como em 1998 quando o Brasil venceu por 2 a 1 e, segundo imprensa e torcedores, a história agora pode ser diferente porque a equipe é muito mais técnica e com vários jogadores com a experiência da liga italiana e com o Brasil mais inseguro do que nas edições anteriores.
Todavia, o grupo C, Brasil, Marrocos, Haiti como adversários, indica que o jogo decisivo pode ser contra os africanos, já que todos consideram obrigação ganhar bem do Haiti em grupo que o empate pode ser um ótimo resultado para quem vencer bem o Haiti. Pode ser a oportunidade para a Escócia quebrar o tabu de nunca passar da primeira fase, mesmo com oito participações anteriores.
Embora os números apontem apenas 50% de chances de passar da primeira fase, indicam também 80% de possibilidades de vencer pelo menos um jogo (contra o Haiti) e, para se acostumar com o adversário, a Escócia tem amistoso marcado contra Curaçau, também da Concacaf.
Ainda que animada com a possibilidade uma vitória histórica contra o Brasil, a torcida escocesa se prepara para fazer o que mais sabe, transformar o evento em uma grande festa, confirmando a fama de ser uma das torcidas mais animadas do mundo.
Tudo que os escoceses querem é repetir a invasão das ruas de Glasgow, na comemoração da classificação, mas agora nas cidades americanas.














Comentários