top of page
719f1cbc-471d-46f8-a24c-0354d79cb63b.jpg

Como será o amanhã?

Estamos a poucos dias de mudar o calendário anual, e o ano de 2024 começa com muitas dúvidas quanto ao futuro. O futuro das pessoas e da sociedade não muda apenas com a troca de um dia para o outro. É imprescindível monitorar a maneira como as pessoas estão se comportando, examinar as tendências e se adequar às expectativas de consumo.



Nos próximos artigos, abordaremos algumas dessas tendências que podem auxiliar na compreensão de alguns movimentos que estão em curso e que podem impactar novos hábitos de consumo e vida, a fim de que as marcas possam estabelecer conexões valiosas entre elas e os novos hábitos das pessoas.

 

1. Os hábitos de vida e de consumo estão mudando

A velha máxima de que existe um caminho ou modelo a ser seguido para que as pessoas alcancem o sucesso está em processo de desconstrução. A cada dia, mais pessoas percebem que essas fórmulas nem sempre se adequam às suas próprias perspectivas, o que altera significativamente o conceito de sucesso, tornando essa busca uma tarefa individual e personalíssima.

 

Seja por uma oportunidade ou necessidade, as pessoas estão questionando tudo aquilo que antes era considerado óbvio, desafiando conceitos e moldando novas maneiras de pensar, agir e viver. É importante que estejamos atentos ao impacto nos sistemas e serviços que certamente ocorrerá.

 

Fazer uma faculdade, conseguir um bom emprego, casar-se, ter filhos, ter uma casa própria, crescer na carreira, ter um carro, viajar muito e se aposentar, esse era o ideal de vida das pessoas. Este modelo, estruturado em uma época em que poucas mulheres trabalhavam, poucas pessoas iam além das séries iniciais, os empregos eram mais vitalícios, um salário era suficiente para sustentar uma família, está em transformação.

 

As pessoas, tanto em nível individual quanto social, estão repensando as suas características ou expectativas de vida e traçando novos rumos.

 

2. Tendência tecnológica - interface digital

Segundo pesquisa da Euromonitor International Voice of the Consumer: Lifestyles Survey, 72% dos consumidores usaram tecnologia para melhorar sua vida diária em 2023. Podemos citar, por exemplo, as atividades profissionais, a busca por serviços públicos, a alimentação e o transporte, entre outras.