A Divisão de Saúde Mental, da Secretaria Municipal de Saúde de Cianorte, retomou, na última segunda-feira (17), no auditório do Ministério Público, as reuniões do Comitê Municipal Intersetorial de Saúde Mental. O órgão tem a finalidade de articular ações entre instituições governamentais e não-governamentais, visando a prevenção de doenças e a promoção da saúde mental.
“Essa mobilização permite um trabalho conjunto em prol da saúde mental da população. Isso inclui a integração de serviços de saúde, educação, assistência social e justiça, entre outros, para oferecer uma abordagem mais completa e eficaz para os desafios de saúde mental. Ou seja, o comitê pode facilitar a comunicação e a colaboração entre os diferentes setores, reduzindo a fragmentação e a duplicação de esforços”, ressaltou a chefe da Divisão de Saúde Mental, Amanda Santiago Leão.

O Comitê de Saúde Mental foi criado em 2019, mas acabou desarticulando suas atividades durante o período da pandemia e vinha desativado desde então. Até a data da reunião inaugural, 22 instituições, das 32 convidadas, delegaram membros titulares e suplentes. Entre elas, Conselho Tutelar, Ministério Público, APAE, UNIPAR, 13ª Regional de Saúde, secretarias municipais e hospitais. Para 2025 estão previstas seis reuniões.
Comments