Comércio de Cianorte - Atendimento como anda?

Por: Marcio Nolasco - Gestor de T.I e Projetos

Foto: Ilustrativa para matéria


Na ultima semana, fiz questão de em vários horários, entre a manhã e tarde, visitar várias lojas da Av. Goias, desde o início ao final, fui por um lado e voltei por outro, objetivo era verificar a qualidade do atendimento dos vendedores aos seus clientes.


Para confirmação do que ouvimos de várias pessoas e leitores desta coluna, não foi surpresa o que constatamos, a péssima qualidade de atendimento dos vendedores de muitas, não poucas as lojas... Em determinadas lojas você entra, percorre a loja um tempo considerável e nenhum vendedor sai da rodinha de conversa (talvez estejam em reunião) para lhe atender, a vontade é citar o nome dessas, mais para não causar constrangimentos ao empreendedor e gerência, achei melhor deixar omisso.


A empatia com o cliente deveria ser a prioridade no atendimento, mais muitos vendedores ficam de cabeça baixa com seus celulares nas mãos, talvez estejam conectados ao e-commerce da loja, ou tentando vender on-line, ou buscando clientes na web, algo fazem, pois é um ar de alegria e risinhos discretos pra todos os lados, é só passar em frente de qualquer loja que vc verá muitos vendedores dando atenção ao seu celular do que ao cliente que adentra à loja, mentira? confiram na prática...


Para tentarmos ajudar, esta coluna traz hoje algumas dicas para um bom atendimento no comércio local, afinal vender é preciso... Vamos lá!


Um bom atendimento ao cliente não pode ser considerado um diferencial, mas uma obrigação. Entre os fatores fundamentais podemos citar a necessidade de ser educado, honesto e simpático. Se deseja ter sucesso no seu negócio, o empreendedor e sua equipe de vendas tem a obrigação de oferecer uma ótima experiência de compra.


Muitas vezes entendemos tudo sobre o produto ou serviço oferecido, suas vantagens e seus benefícios, mas temos dificuldades para estruturar um processo de atendimento diferenciado.


CONHEÇA SEU CLIENTE:

Não é possível atender bem um cliente sem saber o que ele busca. Sendo assim, a equipe precisa entender as motivações de compra de cada cliente.


Uma boa dica para isso é fazer perguntas, investigar e colocar-se no lugar do cliente. Isso ajudará a resolver os problemas com mais rapidez e eficiência.


Realize pesquisas periódicas que ajudam a entender o porquê do cliente ter procurado sua loja. Conhecer o perfil do seu cliente é uma grande ferramenta para um atendimento mais qualificado.


SINTA PRAZER EM SERVIR:

Os colaboradores devem ter prazer em servir e se sentir motivados pelo desafio constante de resolver os problemas dos clientes. O time de atendimento deve ser um pólo transformador na empresa, transformando os problemas e as dúvidas em melhorias, que resultarão em clientes felizes e fiéis.


Para isso, o gerente deve ter atenção especial na contratação, buscando profissionais alinhados aos valores da empresa e ao perfil da vaga, além de realizar treinamentos do time regularmente.