top of page
2-1600x500px (5).jpg

CIANORTENSES: O que é necessário para ser um bom profissional?

Foto do escritor: Marcio NolascoMarcio Nolasco

Hoje quero comentar um pouco sobre como ser um bom profissional, coisa que aprendi neste meus 42 anos de vida laboral árdua.


Primeira lição de um bom profissional é que antes do dinheiro deve vir o comprometimento com o seu trabalho. O dinheiro vem a mais ou a menos, sendo consequência de como você trabalha e se dedica... Marcio Nolasco.

Comecei minha vida no trabalho com 16 anos, por força de ajudar na renda familiar, vive do trabalho em países como Portugal, EUA, e até no Congo Belga na África. Atuei como consultor de projetos e processos de produção/custos, fui gestor de T.I de renomada empresa do vestuário em Cianorte, com marcas famosas no Brasil. Aprendi na prática, que para prosperar na carreira e ser reconhecido como um bom profissional, é necessário um modo responsável de atuação.


Se você deseja prosperar na carreira e ser reconhecido no ramo em que atua, algumas virtudes e habilidades deverão ser trabalhadas para que o destaque e o reconhecimento realmente aconteçam. Qualidades tais como a proatividade, a pesquisa contínua e a dedicação às tarefas são modos de atuar essenciais para que seus superiores fiquem satisfeitos com seu trabalho, e por sua vez, possam retribuir com promoções, maior estabilidade e crescimento profissional. Além disso, esse modo responsável de atuação é importante para o andamento de seu próprio trabalho, que correrá sem maiores sobressaltos e com mais tranquilidade.



Afinal quem mantém as tarefas em dia e tem domínio pleno sobre elas não precisa correr atrás do tempo perdido, não é mesmo? Então meus amigos e amigas, vamos ao que interessa:


Ser dedicado


Um bom profissional é aquele que se dedica às tarefas com as quais se comprometeu, realizando um trabalho cuidadoso, atento e bem executado. A dedicação está relacionada tanto à qualidade do trabalho quanto ao cumprimento dos prazos, fazendo com que o profissional se torne uma pessoa confiável, com quem a empresa e a equipe podem sempre contar. Chegar no trabalha as 08:00 e iniciar realmente as tarefas lá pelas 11:00 é coisa de "enrolado" e não de profissional.


Joelma chega ao trabalho e se pluga automaticamente com seu Smartphone na internet da empresa, só depois que fica atualizada nas suas redes e de dar aquele oi e bom dia aos seus contatos do zap zap é que ela então começa sua jornada já ociosa de trabalho. Joelma não é comprometida com seus processos de trabalho!


Também não é aconselhável em tempos de uso acentuado da web, usar seu ambiente de trabalho para "brincar" na internet e redes sociais.


Tem "profissionais" que não sabem fazer uma planilha de demonstrativo de despesas no Excel ou formatar um texto no Word, porém sabem tudo de Facebook, Instagram e Zap Zap... Existem outros, pasmem, não conhecem o endereço dos veículos digitais da empresa, mais das redes... experts!


Ser flexível


Um profissional flexível está sempre aberto às opiniões alheias e desapega-se mais facilmente das suas, caso as outras opiniões realmente sejam melhores para os resultados e os processos dos trabalhos. Pessoas flexíveis mostram que estão mais preocupadas com os resultados do que com seu próprio orgulho ou ego, tendendo serem boas nos trabalhos em equipe, pois não colocam obstáculos e dificuldades na resolução dos problemas.


Aquele que fala muito, reclama de tudo, opina demais e nunca apresenta nada na prática que funcione e ajude no desenvolvimento da equipe e dos trabalhos, passa também a ser a causa de muitos problemas.


O Zé é um dos responsáveis por vendas (comercial), chega na empresa lá pelas 14:00hrs e já vai embora as 17:00hrs, quando esta na empresa fica na internet ou dando pitaco em tudo que escuta, perde mais tempo no cafezinho contando "histórias" que fazendo contatos comercias. O Zé não vende, não fatura, e a empresa vive em dificuldade financeira... O Zé faz parte do problema! Fora com o problema...


Ser profissional


Pode não parecer, mas um funcionário que seja um bom profissional nem sempre é encontrado por aí. O profissionalismo que deve ser exercido está relacionado à objetividade e ao comprometimento na realização das tarefas. Ele pode ser encarado como a habilidade de não misturar a vida profissional com a pessoal, esquecendo as diferenças e os desafetos subjetivos em função da boa execução dos trabalhos.


A Maria, é da equipe de relacionamentos com clientes. É uma mulher bonita, asseada, de corpo escultural... Maria tem em mente que devido suas qualidades físicas ela conquista qualquer cliente, principalmente do sexo oposto! Maria esta fadada ao insucesso profissional... Ela tem sonho de ser influenciadora digital e ter milhares de seguidores...


Ser eficiente


Um bom profissional certamente é eficiente e consegue solucionar problemas, produzindo com qualidade e em menos tempo do que o esperado. Para garantir a eficiência de seu trabalho, o profissional deve levar outras duas qualidades consigo: a dedicação e a concentração.


Pedro não consegue ficar mais que 5 minutos sem pegar seu Smartphone na mão durante sua jornada de trabalho, e 99% das vezes é para ver algo fora do contesto de seus processos de trabalho, como pequenos vídeos engraçados recebidos de amigos. Pedro é improdutivo e não eficiente!


Ser responsável


Um profissional responsável é aquele que cumpre as tarefas que lhe foram atribuídas e que assume tanto os méritos quanto as falhas. Além disso, ele busca se aperfeiçoar para realizar as tarefas do melhor modo, pois não acha correto que um outro profissional assuma as suas tarefas e corrija os seus erros. Ou seja, responsabilizar-se pelas suas funções e pelos seus resultados é sinal de um bom profissional, honesto e confiável.


Tudo que Joaquim faz de bom ele gosta de ser elogiado! Porém, quando existe uma inconformidade nas suas tarefas ou nas tarefas de seus colegas de trabalho, Joaquim se omite ou deixa passar sem comentar ou tentar em equipe resolver o problema, uma falha que prejudica os processos internos da empresa, a omissão... Outro detalhe, Joaquim chega antes do chefe e sempre pergunta, - O chefe vem hoje? O chefe hoje tai? Se a resposta for não, esta feito a festa... Joaquim é irresponsável!


Aperfeiçoar-se


Um bom profissional busca sempre o crescimento e o aperfeiçoamento através de cursos, workshops e especializações, para que ele esteja sempre antenado acerca dos últimos conhecimentos produzidos em sua área de atuação. Essa atitude demonstra que o profissional não é acomodado, mas deseja sempre ir em frente e crescer em suas escolhas.


E você, está pronto para trabalhar em si essas qualidades e ser reconhecido como um bom profissional? Ou você conhece como nos exemplos acima, algum Zé, Maria, Joelma ou Joaquim?


Exercendo estas qualidades você será naturalmente conduzido ao crescimento e ao sucesso, pode ter certeza!


Muito boa sorte e sucesso no seu trabalho!







コメント


sinveste.png

Nota do editor: os textos, fotos, vídeos, tabelas e outros materiais iconográficos publicados nos espaços “colunas” não refletem necessariamente o pensamento do bisbilhoteiro.com.br, sendo de total responsabilidade do(s) autor(es) as informações, juízos de valor e conceitos divulgados.