top of page
236a7e59341bcfaf7ecf8bd6ba51d866.gif

Cianorte, uma coisa é fato: A pré-campanha de 2024 começa agora!

Fortalecer uma narrativa e a autoridade é uma tarefa árdua. Não dá pra esperar o ano eleitoral para se preocupar com a construção da imagem, sobretudo no ambiente digital. Seja qual for a estratégia, a composição da imagem torna-se um processo complexo, pois o modo de representação deve manter um certo grau de permanência e coerência.


É como um processo planejado intencionalmente na construção do perfil de um personagem público com a finalidade de conquistar a adesão dos eleitores, em meio à disputa de sentidos e ofertas simbólicas dos concorrentes.

A marca de um “personagem” político, se faz com antecedência, criando uma narrativa (voltada para o seu nicho) e realimentando-a sempre, para gerar constância. O sucesso de um político, na sociedade contemporânea depende diretamente da visibilidade pública e repercussão positiva da construção da imagem no cenário público. Estamos falando do marketing político.

O marketing político

No marketing político tratamos especificamente da narrativa. Melhor dizendo: da construção de uma narrativa coesa. Mas, antes de pensarmos em construir sua narrativa faz-se necessária uma análise de diversos dados, que objetivam compreender as necessidades do seu público-alvo. Desse modo, saberemos qual caminho seguir e quais os pontos de convergência da sua proposta como candidato e os anseios do seu eleitorado.

Então, esse é o período de construir e/ou fortalecer sua imagem e autoridade. Me arrisco a dizer que não se trata de um período e sim um ciclo interminável. Você não deve desaparecer do radar do seu eleitorado, ser sempre presente é o fundamento de uma boa narrativa política. Este é um planejamento a longo prazo.

O Marketing político visa estreitar a relação entre você e seu eleitorado. Usando da estratégia da narração, tem o intuito de suprir as expectativas do público na sua história.

Para que isso aconteça, permaneça ativo, levante e defenda sua bandeira, mesmo que você não esteja exercendo um cargo político no momento. Não se esqueça, o marketing político é para a pessoa, não para o cargo. Então mesmo que você nunca tenha pleiteado um cargo público, mas deseja fazê-lo em um futuro, mesmo que distante, use essa tática. Construa seu caminho gradualmente e bem antes de anunciar a candidatura.

É, de fato, uma promoção pessoal contínua.

Para que essa estratégia funcione é importante manter sua presença – tanto online quanto pessoalmente – com intuito de preservar um bom relacionamento com seu público.

O princípio aqui é tornar-te conhecido pela interação social, pela acessibilidade e pelo engajamento com a comunidade. A narrativa bem planejada te transforma em uma marca política

Quando falamos de marca política é sobre o posicionamento, a imagem e a reputação.

Marca é a junção desses elementos.

Em política, quando eu digo estrela vermelha, ou bandeira nacional, dentro do cenário político que vivemos o que você imagina? E se eu disser elefante e burro, no contexto da política norte americana?

Consegue pensar em uma pessoa, um posicionamento político, na reputação que esse símbolo transmite?

É exatamente isso. Marca política é força, tem influência.

Comumente vemos candidatos preocupadíssimos com a imagem que ele transmite. Outros apontando erros do passado e não vislumbram sua marca política, um erro que pode ser fatal.

É claro que é importante, mas para ser lembrado, para criar uma marca política de impacto é necessário muito mais do que um símbolo. A narrativa construída ao longo do tempo que pode corroborar para a fixação desse símbolo no imaginário do eleitorado.

Imagem é o que se apresenta na rede, aquilo que se projeta. Reputação, entretanto, é o que segura essa imagem, necessita de uma narrativa solida e coerente.


Se você já tem um cargo político de vereador ou prefeito por exemplo, não crie uma narrativa de "bater" nas administrações passadas, isso mostra que você não tem uma narrativa própria e esta indo na mão das velhas e antigas políticas e sistema de fazer campanha. O cidadão(ã), que poderá votar em você, deseja de um candidato uma narrativa inovadora e que transmita segurança, se você irá "bater" no seu oponente estará apenas colocando no palco a sua total insegurança quanto a solidez de suas propostas e falta de empatia com o público votante, a matéria prima para sua vitória. Não entre na armadilha da "mesmice" e jogo de comadres, ou você se derrota sozinho!


A narrativa de um candidato, mostra o quanto ele é competente para perder uma eleição que poder estar ganha, principalmente para quem já tem a máquina pública na mão. Para um oponente novo na disputa, quanto mais a sua narrativa for verdadeira, inovadora e fale a língua da população mais chances se abrem para a sua vitória, fale, aquilo que o povo quer ouvir e não somente "bate boca". O marketing eleitoral é diferente do marketing político?

No Marketing Eleitoral tratamos exclusivamente no período eleitoral, que vai da convenção à eleição em si. É nesse momento que elaboramos uma tática para elevar o posicionamento do candidato. Torná-lo uma boa escolha.

Não é uma estratégia cíclica, como a anterior, mas sim uma com início, meio e fim, baseadas no calendário eleitoral.

São especificas para a campanha eleitoral propriamente dita. Observamos então que o planejamento tem o objetivo bem definido e alinhado com a narrativa, e, normalmente valem-se de estratégias de comunicação mais incisivas. Não creia você candidato em narrativas do passado ou em uma equipe que diga amém para tudo que você imagina ser correto, se sua equipe de apoio lhe der benção todo dia você esta fadado para a derrota! O "eu penso assim", "acho que deve ser assim" e "vou agir assim", estão juntos e alinhados para facilitar a vitória de seu oponente na disputa.

Aqui as ações são voltadas para a captação de votos e com o olhar para o cenário da eleição atual. Neste momento, o plano de ataque é elevar um candidato aceito por suas propostas e feituras. Causando, assim, adesão do eleitorado ao seu projeto de gestão.

Sendo assim, espera-se que nesse ponto da trajetória que sua estrada tenha sido pavimentada e que sua reputação esteja elevada, para então começarmos a estratégia de conversão e ataque.

E como traçar uma estratégia de Marketing Eleitoral eficaz?

Primeiro, analisando o quadro político atual, e assim levantando pautas recentes, mas que sejam coesas com sua narrativa, trazendo para discussão o que é relevante para o seu público.

Uma boa forma de deixar o eleitorado a par de sua proposta é através de discursos, lives e debates. Tenha fusão com redes de comunicação em sua cidade, como Rádio, TV, Jornais, Sites, Portais, e outros veículos que disseminam de forma rápida opiniões e são influentes na sociedade. Cuide muito com as Redes Sociais, elas ao mesmo tempo que divulgam suas propostas, acabam também com sua reputação através de comentários desnecessários. Além disso, é nesse período que se divulga o plano de governo, os jingles, os panfletos, seu número. Esteja com todo esse material pronto para distribuição e que este material tenha solidez.

Vale salientar que, mesmo distintas, essas estratégias andam lado a lado. O planejamento de uma deve equiparar-se com o da outra para evitar ruídos na sua comunicação como um todo.

A narrativa política é o pilar de sua vitória, construa desde já a sua e boa sorte...

Comments


21212121.png
WhatsApp Image 2024-12-11 at 15.32.31.jpeg

Nota do editor: os textos, fotos, vídeos, tabelas e outros materiais iconográficos publicados nos espaços “colunas” não refletem necessariamente o pensamento do bisbilhoteiro.com.br, sendo de total responsabilidade do(s) autor(es) as informações, juízos de valor e conceitos divulgados.

* As matérias e artigos aqui postados não refletem necessariamente a opinião deste veículo de notícias. Sendo de responsabilidade exclusiva de seus autores. 

Portal Bisbilhoteiro Cianorte
novo-logotipo-uol-removebg-preview.png
Selo qualidade portal bisbilhoteiro

Receba nossas atualizações

Obrigado pelo envio!

Bisbi Notícias: Rua Constituição 318, Zona 1 - Cianorte PR - (44) 99721 1092

© 2020 - 2025 por bisbinoticias.com.br - Todos os direitos reservados. Site afiliado do Portal Universo Online UOL

 Este Site de é protegido por Direitos Autorais, sendo vedada a reprodução, distribuição ou comercialização de qualquer material ou conteúdo dele obtido, sem a prévia e expressa autorização de seus  criadores e ou colunistas.

bottom of page