top of page
454524649_893953452762227_5447793709562031495_n.jpg
Foto do escritorRedação Bisbilhoteiro

Cianorte: Terceirização na Confecção deve ter sua mão de obra valorizada!

Empresas Terceirizadas no Setor de Confecção de Cianorte deveriam formar uma Associação ou cooperativa para garantir os preços, direitos e deveres na execução de seus serviços de mão de obra.


Com a crise econômica anunciada pela pandemia da Covid-19, é importante encontrar alternativas para diminuir seus impactos. Porém a terceirização de serviços e processos produtivos no Setor de Confecção de Cianorte conhece essa prática desde muitos anos antes da "crise do Covid" e parece que muitos dos grandes empresários do setor "sugam" a mão de obra dos terceirizados com objetivo de pagar "barato" pela execução de diversos trabalhos, o diálogo causador dos baixos preços está agora nos "efeitos da pandemia".

Foto: Fábrica de Vestuário

A cada dia, mais empresários veem a terceirização como uma boa alternativa para as empresas. Isso acontece porque, ao contratar os serviços terceirizados, o empresário se torna capaz de manter o foco em sua atividade principal que é de administrar e, ao mesmo tempo, garantir benefícios para o desenvolvimento do seu negócio.

Muitos são os benefícios da terceirização para as empresas. Mais qualidade nas operações, maior produtividade nas principais áreas de atuação, otimização do tempo e principalmente, redução nos custos gerais da organização e dos custos dos processos produtivos.

Da mesma forma que para as grandes empresas do setor, a terceirização possibilita uma importante diminuição nos gastos, para os terceirizados os seus serviços também tem seus custos diretos, indiretos, mais despesas fixas e variáveis, dessa forma para se manter uma empresa terceirizada, uma pequena facção por exemplo aberta e operante é necessário que os preços cobrados pelos seus trabalhos cubram seus custos e entrem no mínimo em equilíbrio com suas contas e contabilidade. Não se pode "pagar para trabalhar"...


Muitos empresários que se dizem pioneiros ou extremamente competentes em suas empresas, trabalham com terceirizados anos e anos e parece que não conhecem bem como funciona e gira a roda nesse segmento, e acabam desvalorizando o mercado e causando às vezes danos irreversíveis aos pequenos do setor, gostaria hoje de aproveitar meu espaço neste veículo para tentar esclarecer alguns pontos, talvez creio eu, ainda desconhecidos, ou não muito claros! vejamos a seguir:


Quais cuidados são necessários na hora de terceirizar?

Há quem pense que terceirizar uma atividade é algo complexo, porém todos os empresários têm a possibilidade de contratar um serviço terceirizado.

Geralmente, os que mais procuram a terceirização são aqueles que não possuem estrutura ou conhecimento técnico para operacionalizar uma determinada atividade ou não querem ter dor de cabeça com atividades auxiliares que demandam tempo, pessoas, maquinários, espaços físicos e outros gastos desnecessários.

Outro ponto importante de ser frisado: a terceirização que se relaciona de forma direta com a atividade-fim não está ainda devidamente regularizada legalmente. Por outro lado, quando se isola e define corretamente a atividade-fim, todas as outras atividades podem ser terceirizadas.

É evidente que antes de se terceirizar uma atividade, é preciso uma boa análise por parte do empresário com o objetivo de reduzir os riscos e evitar que seja configurada uma relação de emprego com os funcionários da terceirizada.

É necessário sempre ter em mente que, se houver uma subordinação direta entre empregados e a empresa tomadora de serviços, a situação poderá ser caracterizada como ilicitude da terceirização. Dessa forma, existindo uma demanda trabalhista partindo do empregado terceirizado, a tomadora dos serviços poderá se tornar responsável pelos débitos trabalhistas que a prestadora deixar de pagar aos funcionários.

É fundamental, portanto, investigar, antes de contratar, a empresa de terceirização. Sempre é importante solicitar certidões negativas referentes a tributos e encargos, referências comercias e financeiras, ações trabalhistas em cursos, certificações de qualidade (ISO:9001, por exemplo) e planilhas de custos abertas para entender a composição de preços. Esse é um fator importante, pois nenhum terceirizado pode trabalhar matematicamente cobrando preços de serviços ABAIXO de seus custos de execução.

Desconfie de empresas que cobram preços muito baixos. Não existe mágica. Aquela vantagem de custo no curto prazo pode virar um grande passivo trabalhista mais para frente.

Como se dá a redução dos custos com a terceirização?

É sabido que a terceirização pode reduzir os custos da empresa, e essa é uma de suas principais vantagens. Terceirizando determinados processos, a empresa pode gastar menos com o desperdício de produtos, materiais e depreciação de máquinas, além de ter um menor custo com rescisões, trocas de funcionários, substituição nas férias e faltas, etc. O passivo trabalhista é reduzido drasticamente e existe uma previsibilidade muito maior dos custos mensais que são estabelecidos através dos contratos firmados com as contratadas.

Além do mais, uma empresa terceirizada especializada tem maiores conhecimentos sobre os processos, permitindo maior produtividade ou ganhos de escala, seja com a aplicação de procedimentos e treinamentos específicos e/ou com a utilização dos equipamentos/maquinários corretos.

Além disso, com a terceirização, a empresa contratante não é obrigada a seguir as Convenções Coletivas específicas do setor em que atua, nem equiparar benefícios específicos da área administrativa, o que pode gerar reduções significativas de custo.

Paralelamente, de forma indireta, as empresas, também podem reduzir os custos com a terceirização através da diminuição da estrutura de RH e Departamento Pessoal, por não terem que se envolver com contratações/demissões dos funcionários e nem gerenciar folhas de pagamento, benefícios e aspectos relacionados a segurança de trabalho. Porém este é um ponto que deve ser muito bem articulado dentro das grandes empresas.


Quais outros pontos garantem a redução de custos?

Otimização do tempo:

Outro benefício da terceirização é a otimização do tempo que ela proporciona. Com a divisão do trabalho realizada com mais fluidez, juntamente com mais qualidade e maior especialização, há um melhor gerenciamento do tempo.

Ademais, passam a ser de responsabilidade dos terceirizados processos complexos que demandam muito tempo. Por exemplo: preocupação com as condições de trabalho de uma empresa e a contratação de funcionários.

Mais eficácia nas áreas de atuação da empresa:

Quando se contrata um serviço terceirizado, as preocupações com serviços secundários são eliminadas. Assim, torna-se possível guardar toda a energia e dedicação de tempo da empresa e voltar-se para as áreas de atuação do próprio negócio.

Mais qualidade do serviço:

Um outro grande benefício é a especialização de funcionários terceirizados mais qualificados e experientes. Com isso, se garante uma maior qualidade e se reduz consideravelmente as chances de se contratar maus profissionais que não irão trabalhar direito ou que não terão ética com o serviço. A maior qualidade se dá pelo fato de as empresas de terceirização sempre estarem buscando se adequar às tendências dos mercados dentro dos serviços que atuam, o que também garante mais efetividade.

Maior crescimento:

Juntando a melhora na qualidade de serviço, a otimização do tempo e o maior foco na atividade-fim, é bem claro que a empresa que investe em serviços terceirizados tende a crescer e se desenvolver.

No cenário competitivo do Setor de Confecção de Cianorte e no mundo moderno, terceirizar um serviço passou a ser sinônimo de mais produtividade e qualidade. Essa prática está cada vez mais comum entre as empresas, sejam grandes, médias ou pequenas, visto que todas elas buscam reduzir os custos e melhorar suas atividades com um serviço eficaz.

Dessa maneira, as empresas que são as terceirizadas, geralmente as pequenas facções e outras de serviços relacionados com a cadeia produtiva da Confecção, devem garantir uma maior tranquilidade para sua liquidez e prosperidade, a união dessas pequenas empresas da terceirização, como as centenas que temos em Cianorte, pode e deve estabelecer critérios de mercado para sua sustentabilidade financeira e correto e justo preço a ser cobrado e pago pelos seus serviços, sim, estou sugerindo que empresas e funcionários destas terceirizadas criem uma Associação ou Cooperativa em Cianorte para garantir seus direitos bem como seus deveres e não serem mais "sugadas" por sua mão de obra.

Vídeo: Vitrine com peças de processos produtivos terceirizados.

Depois de ficar sabendo de todas essas vantagens, talvez apenas aqui exposta uma singela e básica sugestão deste colunista, você empresário que pensa em terceirizar aspectos e processos de seu negócio, e você que é mão de obra terceirizada, pensem que "lei de mercado empurrada garganta a baixo, não equilibra a economia local e nem viabiliza os serviços do setor, ao contrário, QUEBRAM OS PEQUENOS EMPREENDEDORES!! e favorecem apenas os grandes...". Se você achou interessante esta matéria, divulgue, pois a informação boa não deve ficar restrita!


"Terceirizados, valorizem seu trabalho! Empresários, valorizem seus terceirizados!"


Pensem nisso...


Commentaires

Noté 0 étoile sur 5.
Pas encore de note

Ajouter une note
sinveste.png
454570806_893951759429063_5834330504825761797_n.jpg

Nota do editor: os textos, fotos, vídeos, tabelas e outros materiais iconográficos publicados nos espaços “colunas” não refletem necessariamente o pensamento do bisbilhoteiro.com.br, sendo de total responsabilidade do(s) autor(es) as informações, juízos de valor e conceitos divulgados.