Cianorte recebe 2º Pet Music Festival e 1º Fórum da Causa Animal do Paraná no dia 15 de agosto
- Marcio Nolasco

- há 3 dias
- 4 min de leitura
Evento realizado pelo Instituto Cão Paixão, com patrocínio da Itaipu Binacional, reunirá palestras, debates, música, cultura e solidariedade em uma grande mobilização pela proteção e pelo bem-estar animal

Cianorte será palco, no dia 15 de agosto de 2026, de um encontro que pretende reunir diferentes setores da sociedade em torno de um mesmo propósito: fortalecer a causa animal por meio da informação, da conscientização, da cultura e da participação social.
O 2º Pet Music Festival e 1º Fórum da Causa Animal do Paraná será realizado no Centro de Convivência da 3ª Idade, em Cianorte, com uma programação que começa às 13 horas e se estende pela noite. A realização é do Instituto Cão Paixão, com patrocínio da Itaipu Binacional, parceria fundamental para viabilizar o projeto e permitir que a iniciativa ganhasse estrutura e alcance.
Mais do que um evento, a proposta é criar um ponto de encontro entre protetores e voluntários, médicos-veterinários, servidores e representantes do poder público, profissionais, organizações e simpatizantes da causa animal, estimulando a troca de experiências e a construção de novos caminhos para a proteção dos animais.
À tarde, conhecimento e diálogo no Fórum da Causa Animal
Das 13h às 17h, acontece o 1º Fórum da Causa Animal do Paraná, com debates e palestras voltados aos desafios enfrentados por quem atua direta ou indiretamente na defesa dos animais.
A programação reúne profissionais com experiências em diferentes áreas, permitindo abordar a causa animal não apenas pelo resgate e acolhimento, mas também pelas perspectivas do comportamento animal, equilíbrio emocional dos protetores, conscientização, legislação e políticas públicas.
Entre os palestrantes está Célia Lopes, protetora e fundadora do Instituto Cão Paixão. Com experiência prática na proteção animal, sua participação leva ao Fórum a realidade vivenciada por quem acompanha de perto resgates, abandono e os desafios cotidianos enfrentados pelos protetores.
Adriana Oliveira, apresentada no material do evento como hipnóloga clínica e especialista em comportamento emocional, abordará uma questão que merece cada vez mais atenção: o cuidado com as emoções e o equilíbrio emocional de quem dedica sua rotina à proteção dos animais.
A adestradora e comportamentalista Veridiana Martins levará ao encontro sua experiência relacionada ao comportamento, adestramento e convivência entre seres humanos e animais, contribuindo para uma visão de proteção que também passa pela educação, comunicação e construção de relações mais equilibradas.
Completando o grupo, o Dr. Vicente Tadeu Junior, apresentado pela organização como juiz federal, professor, advogado, doutor em Direito Processual Civil e especialista em Direito Animal, levará ao Fórum uma perspectiva jurídica sobre a causa, incluindo questões relacionadas ao Direito Animal e às políticas públicas.
À noite, música se transforma em instrumento de conscientização

15 de Agosto - 2º Pet Music Festival!
🎶 Marquinhos Santos
🎶 Diney Vinoli
🎶Joelma Martins
🎶 Joel, o Django
🎶 KingSom Reggae
🎶 Evangelho das Ruas
🕗 A partir das 20:00
📍 Clube da 3ª idade - Cianorte
🐾 Entrada apenas 1 kg de ração (Destinado para o Cão Paixão)
A partir das 20 horas, o público será convidado para a 2ª edição do Pet Music Festival.
A proposta é utilizar a música e a cultura como instrumentos capazes de aproximar novos públicos da causa animal. Em um ambiente de entretenimento e solidariedade, mensagens de respeito, responsabilidade e proteção aos animais ganham espaço de forma acessível e envolvente.
Entre os artistas divulgados estão Marquinhos Santos, Joelma Martins, Diney Vinoli, Evangelho das Ruas e Kigson, além de outras atrações previstas pela organização. O material oficial anuncia mais de dez atrações culturais e palestrantes compondo a programação do evento.
Entrada solidária reforça propósito social
A solidariedade também estará presente na entrada do evento. O público deverá contribuir com 1 kg de ração, transformando a participação em uma ação concreta de apoio à causa.
A iniciativa reforça um dos principais conceitos do Pet Music Festival: mostrar que a proteção animal pode envolver toda a comunidade e que cada pessoa pode contribuir, seja por meio de uma doação, do voluntariado, da conscientização ou simplesmente compartilhando informações responsáveis.
Patrocínio da Itaipu ajuda projeto a sair do papel
Para o Instituto Cão Paixão, a realização de um evento dessa dimensão representa também a importância da união entre sociedade civil e instituições que apoiam projetos de impacto social.
Nesse contexto, o patrocínio da Itaipu Binacional teve papel fundamental para que o projeto pudesse ser concretizado. O apoio possibilitou ao Instituto Cão Paixão avançar na organização de uma programação que combina formação, conscientização, cultura e mobilização social.
O presidente do Instituto Cão Paixão, Sidemar Ernega da Silva, destaca que a parceria tornou possível ampliar o alcance da iniciativa:
“Nosso objetivo é fazer do dia 15 de agosto um grande encontro da causa animal. Queremos que protetores, profissionais, representantes do poder público e a população possam trocar experiências, aprender e também celebrar. O patrocínio da Itaipu Binacional foi fundamental para que esse projeto pudesse se tornar realidade e chegar à comunidade com a estrutura que ele merece.”
Um dia inteiro dedicado à causa animal
Ao reunir Fórum e Festival em uma única programação, o Instituto Cão Paixão aposta em duas ferramentas complementares.
Durante a tarde, conhecimento, formação e diálogo. À noite, música, cultura, conscientização e solidariedade.
A expectativa é que o encontro não termine quando as luzes do palco se apagarem, mas que as discussões, conexões e experiências compartilhadas durante o evento contribuam para fortalecer permanentemente a rede de pessoas que trabalham e colaboram com a proteção animal.
O 2º Pet Music Festival e o 1º Fórum da Causa Animal do Paraná acontecem no dia 15 de agosto de 2026, no Centro de Convivência da 3ª Idade, em Cianorte/PR. O Fórum será das 13h às 17h e o Pet Music Festival começa às 20h. A entrada é solidária, mediante 1 kg de ração. Realização: Instituto Cão Paixão. Patrocínio: Itaipu Binacional. Informações: (44) 98437-728 e caopaixaoo@gmail.com.



.png)






Comentários