Cianorte fecha primeiro semestre com índices baixíssimos em empregabilidade - CAGED
- Redação Bisbilhoteiro
- 1 de ago. de 2023
- 4 min de leitura
Atualizado: 2 de ago. de 2023
São 3 anos acompanhando os números da empregabilidade de Cianorte, com várias matérias mostrando a realidade dos números e com links para qualquer cidadão fazer consulta no Ministério do Trabalho/CAGED.

Mais uma vez nossa cidade fecha um mês, agora junho/23 com percentual de aproveitamento baixíssimo entre os admitidos e os demitidos no mês (junho).
Foram 1.149 admissões, contra 1141 desligamentos, ou seja um aproveitamento de 0.69% muito irrelevante para uma cidade que se diz grande geradora de empregos, menos e 1% de aproveitamento, perfazendo um saldo positivo de apenas 8 empregos consolidado no mês de Junho/23, 8 em milhares de desempregados.
Estamos fazem 3 anos debatendo essa pauta e sempre deixamos bem claro, que a empregabilidade em Cianorte depende muito da concatenação de políticas públicas fundidas com habitação, condições de custeio para se viver em sociedade, condições de saúde e educação para as famílias dos trabalhadores (mão de obra). Não é de hoje que falta mão de obra na cidade, e ainda com evasão da população trabalhadora.
Não adianta ter 500, 600 vagas abertas na Agência do Trabalhador se essas não se sustentam como empregos efetivos (falta de condições gerais de políticas públicas). Investimentos, e incentivos FORTES em geração de empregos são urgentemente necessários em Cianorte, mais necessários que embelezar canteiros e praças na área central da cidade, qual é a prioridade da população?
Recentemente aconteceu um evento em uma das universidades cianortenses, com finalidade de dar apoio para a população na busca por uma vaga no mercado de trabalho e até na condição de se empregarem, relatos foram de sentimento de acolhimento e agradecimento, onde as pessoas se sentiram respeitadas e foram valorizadas, muitos sentiram-se acolhidos na busca de uma chance de ter sua carteira de trabalho assinada.
Falar, ou achar créditos, que no primeiro semestre deste ano Cianorte fechou com saldo positivo de empregos é uma ilusão, pois a fila de desempregados esta enorme na cidade, no ultimo semestre foram gerados 6.7 mil vagas foram abertas, contra 6.2 demissões, e gerou um saldo positivo de apenas 448 empregos efetivos, ou seja um aproveitamento positivo porém baixíssimo, de apenas 6.69% menos de 10% de empregos gerados se manteve no mercado, isso mesmo MENOS DE 10%.
Reafirmamos o que viemos acompanhando nos últimos 3 anos, não se pode falar fantasiosamente para a população que temos bons índices de empregabilidade, pois os aproveitamentos são assustadoramente modestos, e os dados estão no portal oficial do Ministério do Trabalho/CAGED para qualquer contestação - segue link: Caged - Ministério do Trabalho
Quem achar que não é real, discuta com os números do Governo Federal!
Imagem: Cianorte junho/23 saldo de apenas 8 empregos no mercado de trabalho.
Exemplo Prático de empregabilidade em Cianorte:
Para confirmar o que viemos demostrando nos últimos 3 anos, temos a seguir os números atualizados entre admissões e desligamentos de uma das maiores empresas da região, sediada em Cianorte, números referente ao primeiro semestre de 2023.

Vejam que o saldo foi positivo em 34 empregos no semestre, foram 1035 admitidos contra 1001 desligamentos, ainda assim um aproveitamento de 3.24% apenas, ou seja, se confirma que, para as empresas de Cianorte poderem garantir a mão de obra em nossa cidade e no mercado de trabalho, não basta apenas ter vaga de emprego, é preciso sim politicas públicas e incentivo na geração e preparação de mão de obra, é preciso ter condições de habitação, saúde e educação ao filhos destas famílias de trabalhadores, ou vamos continuar vendo nossos empresários "brigando" por mão de obra e concorrendo por trabalhadores entre sí.
Outra situação que me pergunto é, qual empresa de médio e grande porte se instalaria hoje em Cianorte? uma cidade sem mão de obra... vagas de empregos temos, mão de obra não temos!
Para os gestores públicos de plantão, se ainda não sabem, quando um empresário pretende se instalar em um novo mercado, cidade, ampliar seu parque de produção ou seu negócio em outra região, a PRIMEIRA etapa do escopo do projeto é o ESTUDO DE VIABILIDADE DE MÃO DE OBRA em tamanho de não prejudicar sua linha produtiva ou andamento de seus negócios.
Dessa forma, uma cidade que trás lanchonetes, lojas de variedades, churrascaria e outras tipos empresas sem a necessidade de grande número mão de obra, aliás baixíssima, realmente não precisa de politicas públicas organizadas com a classe empresarial local, aliás essas pequenas empresas, não geram dividendos em impostos nem perto ao que hoje as nossas maiores empresas estão gerando, e sem apoio do poder público no quesito geração e empregos.
Gostaria de fazer aqui, uma pergunta aos inúmeros empresários cianortenses, sim aos empresários: Qual o incentivo para geração de mão de obra, como entidade de formação de profissionais, escola ou centro técnico, cursos, e além destes exemplos, quais, se existem, são os incentivos fiscais que têm grande importância para o desenvolvimento econômico da cidade os senhores empresários estão ganhando?
Todos estes incentivos são uma forma de estimular investimentos em setores específicos de nossas empresas, fomentar a inovação e a competitividade destas, além de promover a geração de empregos e renda em Cianorte, assim, desta forma senhores empresários, o que os senhores recebem de incentivos para alavancarem a economia e geração de emprego e renda em nossa cidade?
Comentarios