top of page

Chanceler da China fala em 'reforçar confiança' com Brasil e resistir ao unilateralismo

A China está "disposta a reforçar a confiança estratégica com o Brasil" e com os países do Brics para resistir ao "unilateralismo e às práticas de intimidação", afirmou o ministro das Relações Exteriores chinês, Wang Yi, em telefonema com o chanceler brasileiro, Mauro Vieira, nesta quinta-feira (28).


ree

O chanceler do país asiático elogiou ainda a presidência rotativa do Brics exercida pelo Brasil neste ano, culminada na cúpula do grupo no Rio de Janeiro, em julho."Diante da atual conjuntura internacional, complexa e em constante mudança, a China está disposta a fortalecer a coordenação com o Brasil e, juntamente com os países do Brics, resistir ao unilateralismo e às práticas de intimidação, salvaguardar os legítimos direitos e interesses dos países em desenvolvimento e promover a reforma e o aperfeiçoamento do sistema de governança global.


Wang também afirmou que Pequim está disposta a "reforçar a confiança estratégica com o Brasil, apoiar-se mutuamente de forma firme, acelerar a implementação dos importantes consensos alcançados entre os dois chefes de Estado e aprofundar a cooperação pragmática em todas as áreas".


O chinês faz referência também à "confiança mútua e amizade sólidas" estabelecida entre o líder chinês, Xi Jinping, e o presidente brasileiro, Luiz Inácio Lula da Silva (PT).


Xi não esteve presente no Rio em julho, ausência que foi a primeira do chinês de uma cúpula da organização desde que assumiu a liderança da China, em 2013. O país foi representado pelo primeiro-ministro Li Qiang.


Antes disso, em novembro do ano passado, Xi fez uma visita de Estado a Brasília, onde foi recebido pelo presidente brasileiro no Palácio da Alvorada. Foi na ocasião, quando os dois países celebravam 50 anos de relações diplomáticas, que dezenas de acordos foram assinados e que os dois líderes aprofundaram a relação entre Brasil e China.


A vinda de Xi ocorreu no mesmo mês em que Donald Trump foi eleito para retornar à Casa Branca. À época, as bravatas do presidente americano eleito indicavam um governo combativo no cenário global, mas ainda eram apenas bravatas. Desde então, no entanto, Trump atacou o Brics e todos os membros fundadores do grupo (Brasil, China, Índia e Rússia, além da África do Sul, que ingressou logo após a fundação) com altas tarifas de importação e ameaças políticas.

Comentários


WhatsApp Image 2025-07-08 at 15.46.52.jpeg
WhatsApp Image 2025-10-16 at 12.39.47.png
572954291_18300745243267772_2025636869234957554_n.jpg

Nota do editor: os textos, fotos, vídeos, tabelas e outros materiais iconográficos publicados nos espaços “colunas” não refletem necessariamente o pensamento do bisbilhoteiro.com.br, sendo de total responsabilidade do(s) autor(es) as informações, juízos de valor e conceitos divulgados.

* As matérias e artigos aqui postados não refletem necessariamente a opinião deste veículo de notícias. Sendo de responsabilidade exclusiva de seus autores. 

Portal Bisbilhoteiro Cianorte
novo-logotipo-uol-removebg-preview.png

Receba nossas atualizações

Obrigado pelo envio!

Selo qualidade portal bisbilhoteiro

Bisbi Notícias: Rua Constituição 318, Zona 1 - Cianorte PR - (44) 99721 1092

© 2020 - 2025 por bisbinoticias.com.br - Todos os direitos reservados. Site afiliado do Portal Universo Online UOL

 Este Site de é protegido por Direitos Autorais, sendo vedada a reprodução, distribuição ou comercialização de qualquer material ou conteúdo dele obtido, sem a prévia e expressa autorização de seus  criadores e ou colunistas.

bottom of page