top of page
Banner3_Petro-Jornalismo_Texto.png
WhatsApp Image 2024-12-11 at 15.32.31.jpeg

Cemitério de Cianorte: Dando vida onde os mortos descansam em paz!

Por: Marcio Nolasco - Analista de Políticas Públicas


Neste mês de Junho/22, recebemos em nossa redação uma série de denuncias e reclamações da população, onde estas reclamações eram sobre os cuidados e a infraestrutura referente ao Cemitério Municipal de Cianorte. Os pedidos eram para que nossa redação publica-se fatos de descaso com e falta de cuidado com esse local de prestação de serviço público.


Pois bem, fomos ver de perto sobre as denúncias de mal zelo e cuidados básicos com o Cemitério Municipal de Cianorte, nesta manhã de segunda-feira 11/07 visitamos o Cemitério Municipal, e o que podemos relatar é:


Infraestrutura:


Relatos da população - "não tem muro em várias partes do Cemitério e onde tem esta tudo quebrado, uma vergonha para cidade". Leitora do bisbinotícias.


Como encontramos:

Toda a área do Cemitério Municipal esta sendo murada com Blocos pré-moldados, trazendo maior segurança ao túmulos (mais adiante saberão porque!) e harmonizando ainda mais o ambiente.

Grande parte do Cemitério já foi toda murada, e em andamento temos ainda uma parte que esta neste momento em terraplanagem para receber fundação e novo muro de blocos pré-moldados. Muito em breve, em poucos dias, teremos tudo acabado, murado e novo.


Ampliação de espaços para novas covas:


Relatos da População: "é uma vergonha uma cidade como Cianorte não ter um Cemitério descente, não se tem mais espaço para enterrar nossos mortos e os túmulos são um amontoado de sujeira". - Leitor do bisbinotícias.


Como encontramos:

A verdade deve ser dita... No comando de Maicon Junior da Silva - Administrador do Cemitério Municipal de Cianorte, e com apoio do Poder Público, existem hoje várias obras em andamento e outras já terminadas neste espaço de descanso eterno. A de se olhar e ver, que nosso Cemitério esta ficando um ambiente agradável onde nossos entes queridos estão.

Entre as lápides, existem obras acabadas de calçamento, com acessibilidade para cadeirantes e portadores de necessidades especiais de locomoção.

Áreas que estavam degradadas com erosão e sem condições para trafego seguro de pessoas em visitação, agora foram reformadas, revestidas com camadas de gramas e seguem em manutenção pelos servidores públicos.

Ainda fazem parte das obras no Cemitério, a ampliação de espaço para mais de 90 covas, serviço já em execução pela Prefeitura de Cianorte, veja imagens a seguir:


Identificação das quadras:


Relatos da População: "A gente nunca sabe onde esta o parente enterrado, pois no cemitério não tem identificação de ruas e quadras onde esta o túmulo, é difícil heim". - Leitora do bisbinotícias.


Como encontramos:

Todas as quadras estão com identificação novas, com placas em material acrílico e chumbadas em haste de ferro, além disso ainda na entrada principal existe Mapa com a localização de cada quadra e relação de cada túmulo, fixado em quadro expositivo para população.


Ainda sobre a identificação de mortos, a atual Administração esta fazendo um trabalho de exumação em áreas de covas sem identificação e muito menos sem conhecimento exato de quantos corpos nessas áreas se encontram enterrados.


O trabalho é realizado com auxilio das famílias, quando possível a identificação do espaço onde foram enterrados seus entes, tudo é acompanhado de forma legal, assim se ganha ainda mais espaço para novas covas. Toda a exumação é feita com identificação das ossadas e guardadas em sacos com identificação seguindo os procedimentos legais.

Na imagem acima vemos uma das áreas onde não tem lápides, mais existem covas com corpos que foram enterrados ali, difícil é saber quantos existem de fato!

Maicon Junior da Silva - Adm. do Cemitério Municipal, nos mostra saco de exumação com identificação de restos mortais. "esses materiais básicos para identificação de ossadas, não existiam quando chegamos para administrar o cemitério" - afirma o Administrador


Cuidados e Segurança:


Relatos da População: "Estão roubando até os túmulos no Cemitério e ninguém faz nada, nem o morto tem sossego". - Leitor do bisbinotícias.


Como encontramos:


Em relação a segurança das instalações do Cemitério Municipal, realmente é um fato que marca muito e dá trabalho para a Administração atual, primeiro que Vândalos, invadem o Cemitério a noite e roubam as placas de bronze com finalidade de venda para obtenção de dinheiro. As placas de identificação dos falecidos, em suas lápides, são arrancadas e muitas vezes escondidas para serem retiradas em outro dia, e até durante a luz do dia. Existe um trabalho junto com a Polícia Civil na investigação destes acontecimentos.

Foto: Placas de Bronze retiradas das lápides e escondidas (mocadas) para retirada em hora oportuna. Em serviço diário de manutenção, os servidores públicos encontram várias destas escondidas no interior do cemitério. Nos últimos 30 dias, 9 placas foram retiradas dos túmulos por Vândalos.


Outro problema de vandalismo, é que usuários de droga usam os bancos do Cemitério para fins de usarem drogas e acabam destruindo os mesmos.


Ao final de nossa visita ao Cemitério Municipal, questionamos ao administrador atual sobre as inovações e algumas tecnologias que poderiam ser usadas para maior, melhor e rápido controle dos serviços deste local.


Foi nos apresentado o sistema informatizado atual de controle de Túmulos, Sepultamentos e demais serviços, e ainda foi nos antecipado que já existe projeto para execução de implantação de um novo Sistema Integrado via Web e com APP para mobilidade, onde toda a população poderá consultar via internet sobre os serviços oferecidos no Cemitério Municipal e também sobra a localização in-loco de seus entes queridos.


Estamos fazendo bem feito nosso trabalho, pois estamos usando o dinheiro da população - conclui-o Maicon Junior da Silva - Administrador do Cemitério Municipal de Cianorte

Para finalizar, deixamos claro que mesmo que se façam denuncias em nosso veiculo de impressa, a nossa equipe sempre irá consultar as partes e averiguar os fatos, assim iremos trazer a informação com credibilidade e à luz da verdade para nossa população.


Em relação aos serviços que estão sendo prestados pela atual Administração publica do Executivo local, entendemos que temos que dar os parabéns e nosso agradecimento pelos serviços já executados e ainda em fase de término no interior do Cemitério Municipal. Já para nossos leitores e leitoras, os mesmos tem total liberdade para tirarem as suas conclusões pessoais.


Este veículo, bisbinoticias.com.br sempre irá se posicionar perante o fato real e não às informações fakes, sempre de maneira independente e de imprensa livre, nunca se comprometendo com amarras com quaisquer órgãos, entidades, ou condição política.


Entendemos que a informação para a sociedade deve-se pautar na verdade e realidade dos fatos.









Comments


dfdfd.png

Nota do editor: os textos, fotos, vídeos, tabelas e outros materiais iconográficos publicados nos espaços “colunas” não refletem necessariamente o pensamento do bisbilhoteiro.com.br, sendo de total responsabilidade do(s) autor(es) as informações, juízos de valor e conceitos divulgados.

* As matérias e artigos aqui postados não refletem necessariamente a opinião deste veículo de notícias. Sendo de responsabilidade exclusiva de seus autores. 

Portal Bisbilhoteiro Cianorte
novo-logotipo-uol-removebg-preview.png
Selo qualidade portal bisbilhoteiro

Receba nossas atualizações

Obrigado pelo envio!

Bisbi Notícias: Rua Constituição 318, Zona 1 - Cianorte PR - (44) 99721 1092

© 2020 - 2025 por bisbinoticias.com.br - Todos os direitos reservados. Site afiliado do Portal Universo Online UOL

 Este Site de é protegido por Direitos Autorais, sendo vedada a reprodução, distribuição ou comercialização de qualquer material ou conteúdo dele obtido, sem a prévia e expressa autorização de seus  criadores e ou colunistas.

bottom of page