Cachorro pode ver fantasmas? Pesquisei sobre o assunto!

Por Paulo Tertulino - Blogueiro


E por que fui pesquisar? Um dos cachorros aqui de casa – o Thor – tem o curioso hábito de olhar para o vazio – geralmente o teto. Por vezes se assusta e busca por lugares mais “seguros”. Obviamente que o assunto fantasma é emblemático e por isto divide opiniões.


Na internet diversos sites tratam do assuntos com opiniões de especialistas em vida canina e até místicos. Em geral eles atestam que a sensibilidade canina é muito superior a dos humanos. Assim conseguem perceber coisas que nos passam despercebidos no ambiente em que vivemos.


É de crença popular que quando cachorros olham fixamente para o nada eles podem estar vendo fantasmas. Sejam espíritos, sejam apenas insetos, o assunto é também de grande interesse científico e vem sendo pesquisado há anos por profissionais interessados na área, assinala texto publicado no site Hypeness.


Segundo matéria do “Animal Planet“, o tal “sexto sentido” canino pode ser simplesmente o resultado da audição aguçada, nariz excepcional e diferente visão de mundo dos cães, o que permite a esses animais sentir e perceber pequenos movimentos imperceptíveis a humanos.


Ainda de acordo com o site, os sentidos de um dog são distintos e mais aguçados que os nossos: seus olhos detectam movimentos mais delicados; seu olfato é de mil a dez mil vezes mais sensível que o de um humano. Eles podem ouvir frequências muito mais altas e até quatro vezes mais distantes do que um ser humano com audição normal é capaz de conseguir.


Animais selvagens e domésticos, incluindo cães, pareciam sentir o tsunami no Oceano Índico em 2004, demonstrando angústia com mudanças de comportamento e avisos sonoros (como latidos, por exemplo), e queriam se esconder ou se recusavam a sair. Alguns especialistas acreditam que eles poderiam estar sentindo mudanças vibracionais no solo, impossíveis de serem notadas por humanos sem o auxílio de equipamento adequado.


Apesar dos estudos e evidências científicas, ainda há, sim, espaço para acreditar em outras explicações e possibilidades espirituais para certos fenômenos manifestados por cachorros. Então, de fato, quando seu cão mantém o olhar fixo no horizonte, ele pode estar vendo… algo.