Brasil o país com a população mais ansiosa!


Existe hoje um novo um antídoto para a ansiedade, e é importante sabermos, pois somos considerados o país com a população mais ansiosa do planeta.


Já ouvimos falar que a atividade física melhora o sono, ajusta a qualidade de vida, traz sensação de bem estar e auxilia nos casos de depressão. A ciência prova! Segundo um estudo do maior centro epidemiológico do mundo, revelada pela revista científica Frontiers in Psychiatry, a prática regular de atividade física reduz em 60% o risco de desenvolver o transtorno de ansiedade, que normalmente evolui no início da vida e afeta cerca de 10% da população mundial, sendo duas vezes mais comum em mulheres que em homens.


Embora o exercício seja apresentado como uma estratégia promissora para o tratamento da ansiedade, pouco se sabe sobre o impacto da quantidade, intensidade ou nível de aptidão física do exercício sobre o risco de desenvolver transtornos de ansiedade.


Sobre a Ansiedade:

A sensação de ansiedade é inerente aos seres humanos, seria incomum se não apresentássemos este sentimento em um momento de novidades ou em uma situação desconhecida, onde algo está por acontecer ou chegar. Normalmente, esta vivência decorre sem maiores problemas.


Já no transtorno de ansiedade, quase tudo vira motivo de preocupação exagerada e continua, deixando a pessoa em constante incômodo, sem a capacidade de sentir-se relaxada ou até mesmo concentrar-se em seus outros afazeres. Quando isso acontece chamamos de "paralisação do eu", um quadro que dura em torno de 2 a 6 meses, inicialmente.


Sua origem varia bastante de indivíduo para indivíduo. Eles podem, por exemplo, aparecer por desequilíbrios químicos do cérebro, pela falta de suporte familiar, por traumas significativos, perdas ou por uma mistura de fatores.


Além dos já mencionados, insônia, estresse, sedentarismo e falta de lazer estão entre as causas que podem deflagrar as manifestações do transtorno.

É importante ressaltar, se você já vive um quadro eminente de ansiedade: procure auxílio de um profissional da saúde mental. Caso viva um momento de ansiedade, hoje você sabe que um bom auxiliar para este fim é também a prática regular de atividade física.


Então, bora procurar por alguma atividade física que lhe agrade. Não vale começar hoje e parar amanhã, a regularidade e persistência são nossas melhores companhias para esta prática.