OBRAS COM SUSTENTABILIDADE EM CIANORTE? PRECISAMOS APRENDER MUITO!

Por: Marcio Nolasco - Gesttor de T.I e Projetos


Dizem que quando o povo fala, "A voz do povo é a voz de Deus". Pois bem, ontem 12/01/22 recebemos no período da manhã, várias mensagens no WhatsApp, de leitores desta coluna nos informando que estavam derrubando árvores na Praça Raposo Tavares, visto a mesma praça estar em obras de revitalização.


Como sempre fazemos, antes de publicar algo, vamos conferir no local (quando temos acesso) e verificar a veracidade dos fatos e denuncias da população. Estivemos no local na mesma data de 12/01 e antes mesmo de publicarmos qualquer informação, entramos em contato com a Secretaria do Meio Ambiente e com o Setor de Comunicação da PMC. Sugerimos que nos enviassem uma nota explicativa para darmos todos os esclarecimentos para nossos leitores e à aqueles que nos enviaram mensagens indignados com o corte das árvores. Pois bem, prontamente recebemos a nota e publicamos, e tudo foi esclarecido, pois na mesma nota inclusive com imagens, a PMC informou que as árvores derrubadas estavam condenadas ou comprometidas como informado. Veja Nota de Esclarecimento.


Muito nos surpreendeu hoje 13/01/22, novamente a população nos informando de mais árvores ao chão na mesma Praça, pois bem, fomos novamente ao local conferir, e, desta vez conforme imagens a seguir, constatamos que foram derrubadas mais árvores e agora também as SAUDÁVEIS, ou seja NÃO COMPROMETIDAS OU CONDENADAS.


Fotos: Marcio Nolasco 13/01/22 10:30hrs.

Árvores cortadas em boas condições como se vê ao pé e ao longo dos troncos, estas poderiam e deveriam fazer parte do processo de SUSTENBALIDADE tão feito publicidade pelos orgãos públicos nas redes sociais e em seus canais oficiais.


Talvez as árvores deveriam estar fora do projeto de sustentabilidade, já as comprometidas estas sim por questão de segurança poderiam e deveriam sim ser cortadas, ou até mesmo feita manutenção como em outras cidades do Brasil (caso da Figueira de Florianópolis) o processo de sustentabilidade permite que seja feito.


O mundo passa por um processo descontrolado de fatos extremamente prejudiciais ao planeta, devido à agressão ao Meio Ambiente, vemos aqui no Brasil vários acontecimentos, a maioria tem como causa a destruição do ambiental para dar espaço ao "belo" e ao progresso insustentável sem respeitar a natureza.


Temos plena certeza, que tanto nossos governantes municipais, assim como mundiais, em algum momento irão juntamente com o restante da população "pagar o preço", mais alto ainda do que já estamos pagando, por atitudes que visam o lindo e maravilhoso embelezamento das áreas urbanas, alguns que aparecem apenas em anos com objetivos eleitorais ao poder executivo de várias regiões do Brasil, e infelizmente esquecendo da importância e necessidade de uma árvore e de toda biodiversidade do planeta.


Deixo aqui um pedido - Por favor! Conselheiros Municipais do Meio Ambiente, SEMMA, IAT, e demais órgão ambientais, vamos todos nos unir não só para o "lindo e belo", atitudes que não tenham objetivos de proteção ao meio ambiente serão cobradas em um futuro muito próximo, talvez não estaremos aqui... mais e nossos filhos e netos?

Filhote de passáro que pedeu sua casa com a derrubada de árvore na Praça Raposo Tavares em Obra de Revitalização - 12/01/22 - SUSTENTABILIDADE, onde??


Exemplos de Sustentabilidade: