A FORÇA DO ASSOCIATIVISMO

Atualizado: 7 de jan.

AMENORTE - Um exemplo para todo o Paraná

O Paraná possui 399 cidades, cada uma fazendo parte de uma região com os seus desafios e problemas que em muitas vezes ultrapassam a competência dos prefeitos como a duplicação ou reforma de uma rodovia estadual ou implantação de algum serviço da esfera federal por exemplo.


Diante deste cenário o associativismo que é comum na iniciativa privada como bancos e associações comerciais já é uma realidade no poder público com o associativismo entre os municípios fortalecendo determinadas regiões.


Nossa região conta com a chamada AMENORTE (Associação dos Municípios do Médio Noroeste do Estado do Paraná) que conta com 11 cidades entre elas Cianorte, Japurá, São Tomé, São Manoel, Tapejara, Cidade Gaúcha e Indianópolis.


O papel das associações como AMENORTE é ampliar a representatividade dos municípios que fazem parte para solucionar problemas enfrentados ou para solicitar recursos, pois desta forma a representatividade é maior perante o governo estadual ou federal.


Qual é a chance de uma pequena cidade em captar recursos entre os 399 municípios do Paraná? Uma única cidade do interior não terá a mesma oportunidade se não fizer parte de um bloco.


A união dessas cidades formando a AMENORTE podem garantir investimentos e demandas como programas sociais com a construção de moradias, hospitais e geração de empregos através de benefícios para a implantação de indústrias que irão fazer a diferença na vida de cada cidadão.


A representatividade dessas associações podem ser ainda maiores quando elegemos deputados estaduais e federais para defender os interesses dessas regiões.

Esta coluna irá destacar o trabalho das cidades que fazem parte da AMENORTE dando "voz" aos representantes de diferentes áreas para contribuir com o fortalecimento de nossa região e seguindo a frase do associativismo acreditamos que: "juntos somos mais fortes."


Encontro Amenorte para debater sobre o ICMS Ecológico



destaque-sua-empresa-na-internet.png