Paulo Antonio Tertulino

19 de set de 2021

Teledramaturgia brasileira perde Luiz Gustavo vítima de câncer

Por Paulo Tertulino - Blogueiro

Faleceu neste domingo (19) o ator Luís Gustavo aos 87 anos, vítima de câncer. Estava acometido da doença fazia três anos. Era eclético. Atuava em TV, teatro e cinema desde 1950.

A triste notícia foi dada pelo ator e seu sobrinho Cassio Gabus Mendes no meio da tarde deste domingo.

Luis Gustavo começou sua carreira de ator nos anos 1950. Seu primeiro papel de grande destaque foi o Beto Rockfeller na novela de mesmo nome, da TV Tupi. Depois disso, emendou trabalhos. Alguns de seus personagens mais marcantes foram o costureiro Ariclenes Almeida/Victor Valentin na primeira versão de "Ti-ti-ti"; o playboy Ricardo em "Anjo mau"; o radialista corrupto Juca Pirama em "O Salvador da Pátria"; e, mais recentemente, o Vavá, de "Sai de baixo" (relembre na galeria abaixo).

Seu papel de maior repercussão foi o atrapalhado detetive particular Mário Fofoca, de "Elas por elas", novela de seu cunhado, Cassiano Gabus Mendes. O sucesso foi tão grande que o personagem estrelou um seriado homônimo e o filme "As aventuras de Mário Fofoca", além de aparecer na segunda versão de "Ti-ti-ti", no ar no Vale a Pena Ver de Novo.

Seus últimos trabalhos na TV foram "Brasil a bordo" e "Malhação: Vidas brasileiras", ambos exibidos em 2018 na Globo.