Stallone Ribeiro

abr 24

Portugal Reconhece Impactos da Escravidão e Pede Desculpas

O presidente de Portugal, Marcelo Rebelo de Sousa, disse que o país Portugal deve pagar os custos pela escravidão e por crimes cometidos no período colonial.

Marcelo Rebelo de Sousa afirmou à imprensa que o país se responsabiliza por isso e que, se existirem ações que não foram punidas, é preciso consertar o erro.

Portugal traficou cerca de seis milhões de pessoas de países africanos na época das colônias. A maior parte veio para o Brasil. Em 2023, Sousa já havia dito que Portugal deveria pedir desculpas.

Portugal foi responsável por uma série de crimes contra escravizados e povos originários no Brasil na era colonial e deve pagar por isso, afirmou o presidente português, Marcelo Rebelo de Sousa.

Em conversa na noite de terça (23/Abril) com correspondentes estrangeiros, Rebelo de Sousa disse também que sugeriu a seu governo fazer reparações pela escravidão e disse que seu país “assume total responsabilidade pelos danos causados” como massacres dos povos originários, a escravidão de milhões de africanos e bens saqueados.

“Temos que pagar os custos (pela escravidão). Há ações que não foram punidas e os responsáveis não foram presos? Há bens que foram saqueados e não foram devolvidos? Vamos ver como podemos reparar isso”, declarou.

Na conversa, no entanto, o presidente português não especificou de que forma a reparação será feita.

Apenas no Brasil, foram 322 anos de exploração portuguesa contra os indígenas e escravização de povos africanos trazidos a força à América para trabalho forçado na produção de riquezas à coroa portuguesa.

@profsta #profsta