Redação Bisbilhoteiro

abr 12

A vergonhosa ciranda partidária

Nas principais Câmaras Municipais do Paraná

Em seis das sete cidades paranaenses que poderão ter eleição em dois turnos para o Executivo neste ano, passaram de 60% os vereadores que mudaram de "endereço" durante a famigerada janela partidária. Juntas, essas cidades têm 106 vereadores e 63 deles já não estão mais nos mesmos partidos de um mês atrás.

O maior índice de mudanças foi na Câmara de Foz do Iguaçu, onde 12 dos 15 vereadores mudaram de partido. Nas demais cidades, 19 dos 38 vereadores de Curitiba, 10 dos 19 de Londrina, 9 dos 15 de Maringá, 13 dos 19 de Ponta Grossa e 15 dos 21 de Cascavel também trocaram de camisa como se estivessem jogando uma relaxante pelada de fim de semana.

O Alerta Paraná buscou saber quantos dos 21 vereadores de São José dos Pinhais fizeram o mesmo, mas as três fontes consultadas não souberam informar com precisão, dando a desculpa de que os nobres edis estavam em sessão naquele momento, mas não sem passar a impressão de que estavam um tanto encabuladas com esta pouca vergonha.

Isso mesmo: pouca vergonha, pois cada político deve militar no partido cujo estatuto esteja mais bem adequado à sua ideologia, ou seja, ao conjunto de ideias que pretende defender e colocar em prática no curso de um eventual mandato.

Mas que não se atribua aos vereadores a maior fatia de culpa por isso, que na verdade não é deles, pois devem obedecer à legislação definida pelo Congresso Nacional, onde o jogo do toma lá, dá cá é tão jogado quanto o lambari é pescado.

Com 29 partidos aptos a lançar candidatos em outubro próximo e o modus operandi predominante na política brasileira, não se poderia esperar outra coisa.

Créditos: Alerta Paraná